Linguística, Letras e Artes
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Navegando Linguística, Letras e Artes por Autor "Domingos, Marilúcia dos Santos"
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- ItemCaderno didático meu professor pediu um resumo, e agora?! uma sequência didática de gêneros para a produção do resumo escolar – 8º ano ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Jaqueline Elize Pereira; Domingos, Marilúcia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515Este caderno didático foi elaborado com base em uma pesquisa de Mestrado Profissional realizada no âmbito do PROFLETRAS na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Seu propósito é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem das capacidades linguísticas dos alunos do 8º ano do ensino fundamental para a produção escrita de resumos escolares; desenvolvido a partir do enfoque teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e fundamenta-se na metodologia da sequência didática de gênero (SDG) (Bronckart, 2009), (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2011), (Barros; Striquer; Gonçalves, 2019) para a organização da ação docente, tendo como eixo organizador o resumo escolar a partir de artigos de divulgação científica. Esse referencial teórico-metodológico destaca a importância da interação social no desenvolvimento da linguagem, na construção do conhecimento e da cidadania. À medida que o indivíduo aprimora e domina suas capacidades de linguagem para criar e compreender textos, ele passa a entender de maneira mais profunda a realidade ao seu redor, fortalecendo sua habilidade de agir e participar ativamente das práticas sociais. Ao elencar os princípios do ISD, reconhecemos a relevância do gênero resumo escolar, pertencente ao campo das práticas de estudo e pesquisa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), já que proporciona um trabalho importante com a análise e compreensão de conteúdos escolares. Portanto, sua prática social é apresentar de forma concisa o assunto de um texto de origem diante de diferentes finalidades de sua produção pelo aluno, por exemplo, ser um instrumento de avaliação para o professor ou como ferramenta de aprendizagem (relembrar tópicos ou matérias estudadas). Para ampliação teórica, recomendamos a consulta/leitura da dissertação “O resumo escolar: uma sequência didática de gêneros para o ensino da produção textual na educação básica” disponibilizada no site https://uenp.edu.br/doc-propg/pos-graduacao/stricto-sensu- mestrado-e-doutorado/mestrado-profissional-em-letras. Logo, enfatizando sua autonomia para adequar essa proposta ao seu contexto didático de atuação, esperamos contribuir com seu agir docente frente a melhoria da produção escrita do gênero. Bom trabalho!
- ItemO resumo escolar: uma sequência didática de gêneros para o ensino da produção textual na Educação Básica.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Jaqueline Elize Pereira; Domingos, Marilúcia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Domingos, Marilúcia dos Santos; Araújo, Roberta Negrão de; Gonçalves, Adair VieiraA presente dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tem por objetivo propositivo elaborar uma Sequência Didática de Gêneros (SDG) para o ensino da produção textual do resumo escolar, destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental (EF) e, como objetivo de pesquisa, analisar o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos discentes do 8º ano do EF, participantes da investigação, para a escrita do referido gênero textual. Em desdobramento, os objetivos específicos são: modelizar o gênero resumo escolar, identificar quais capacidades de linguagem para sua escrita os alunos-participantes têm antes da implementação da SDG e quais capacidades foram desenvolvidas após essa implementação. Tais questões são decorrentes da seguinte reflexão: quais elementos constituem o resumo escolar e, portanto, devem ser fundamentalmente transformados em objeto de ensino na elaboração da SDG, para que o estudante do EF desenvolva capacidades de linguagem para a produção desse gênero? Para tanto, o aporte teórico-metodológico centra-se nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, configurando-se como uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, pautada na pesquisa-ação. Em decorrência, este trabalho apresenta um modelo teórico do gênero, um modelo didático do gênero, uma SDG e as análises dos dados gerados na aplicação da SDG. Uma constatação relevante é que o resumo escolar é solicitado por docentes de diferentes componentes curriculares, muitos dos quais não conhecem as especificidades do gênero. Outra constatação é que os alunos-participantes desenvolveram capacidades linguageiras para a escrita do resumo escolar ao participarem da intervenção didática em questão. Em síntese, dos nove participantes, nas primeiras produções, apenas dois demonstravam domínio das nove características do gênero definidas como categorias de análise; após a realização da SDG, oito alunos alcançaram capacidades linguísticas dos nove elementos, enquanto um deles progrediu, em predominância, para um domínio parcial. Ademais, a professora-pesquisadora também evoluiu, ampliando seu conhecimento teórico e metodológico.
- ItemOralidade na sala de recursos multifuncionais: o ensino de Língua Portuguesa a estudante autista.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Santana, Dayanna de Paula Mariani dos Santos; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto , Letícia Jovelina; Araújo, Roberta Negrão de; Domingos, Marilúcia dos Santos; Coelho Neto, JoãoEsta dissertação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Estadual do Norte do Paraná — campus Cornélio Procópio, advém da seguinte problemática: quais atividades podem ser promovidas com o gênero oral entrevista a fim de desenvolver a comunicação de estudantes autistas em contexto de interação verbal mediada por perguntas? Assim, o objetivo interventivo é elaborar uma sequência de atividades para o ensino da Língua Portuguesa a um aluno autista com comunicação verbal, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), por meio do gênero textual oral entrevista. Já o objetivo geral de pesquisa é analisar algumas dimensões da oralidade na interação oral desse aluno autista. Apresenta, ainda, como objetivos específicos: (1) refletir sobre os aspectos do transtorno do espectro autista na perspectiva legislativa, social e educacional; (2) selecionar algumas dimensões ensináveis da entrevista a partir da descrição do gênero; (3) analisar a produção oral de crianças com TEA. O referencial teórico está fundamentado em autores como Magalhães (2008) e Marcuschi (2008). Elaboramos um caderno do professor com uma proposta de sequência de atividades com interações discursivas e estratégias de fala e escuta para criança com TEA. Para isso, a partir da atuação como professora da SRM, desenvolvemos e implementamos atividades com o referido gênero em uma escola municipal, no interior do Estado de São Paulo, junto a dois alunos, sendo o estudante autista verbal (suporte 1) o sujeito de pesquisa. Ele tem hiperfoco em rostos femininos e celebridades e estava matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental. De maneira a levantar algumas informações referentes a ele, em sala regular, realizamos uma entrevista semiestruturada com a professora regente e a de atendimento educacional especializado que o acompanham. Assim, a pesquisa configura-se como pesquisa-ação, de natureza qualitativa, básica, descritiva e abordagem indutiva. Durante a implementação da sequência de atividades, fizemos uso do gravador de som e imagem e do diário de campo para a coleta de dados de situações de interlocuções. Os dados mostram que, ao trabalharmos com os interesses de hiperfoco do estudante, houve participação ativa de sua parte nas atividades. Ademais, ao realizarmos atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhes eram feitas. Esperamos que esta pesquisa promova reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade para estudantes TEA e que o material disponibilizado possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas.