Repositorio Institucional da UENP

Repositório Institucional da UENP é um ambiente que armazena diversas publicações digitais que formará o Acervo Digital da UENP, como o Acervo Digital de Teses e Dissertações, Produtos Educacionais, o Acervo Digital de Especialização e o Acervo Digital de Graduação. As publicações digitais temáticas (projetos institucionais) podem ser criados e disponibilizados neste Repositório. Caso tenha interesse verifique essa viabilidade enviando e-mail para acervodigital@uenp.edu.br. O Repositório Digital Institucional da UENP é uma parceria entre o Sistema de Bibliotecas, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Técnologia da Informação.

 

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Cobertura de solo na formação inicial da videira niágara rosada, nos atributos do solo e na produção
(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020-02-18) Fiorini, Henrique Mendes; Conte , Ana Maria; http://lattes.cnpq.br/1406959857364094; Conte , Ana Maria; http://lattes.cnpq.br/1406959857364094; Silva, Francisco Carlos Mainardes da; http://lattes.cnpq.br/9683269855531828; Souza, Juliana Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/1781930088707636
O uso de espécies vegetais e/ou cobertura morta nas entre linhas da cultura da uva vêm sendo utilizado, visando cobertura vegetal do solo, adubação e adição de matéria orgânica, supressão às plantas invasoras, melhoria dos atributos do solo e aumento da produtividade. Sendo assim, com o objetivo de avaliar a formação inicial da videira niágara rosada, com diferentes coberturas de solo, através dos parâmetros químicos, físicos do solo e produção na primeira colheita, foi instalado um experimento a campo em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico, em delineamento experimental em blocos casualizados com três repetições e sete manejos de cobertura, sendo T1 - testemunha: solo sem cobertura e T2 a T7 respectivamente: maravalha, casca de café, bagaço de cana, sabugo de milho triturado, palha de arroz e grama batatais, com três repetições. A cultivar foi a niágara rosada com manejo da palhada em pré enxertia. Após dezoito meses da primeira aplicação das coberturas de solo, foram avaliados os atributos químicos de rotina, a macroporosidade, microporosidade, porosidade total, densidade do solo e resistência do solo a penetração, e na primeira colheita foi avaliada a produção. Tanto para os parâmetros de solo como para a produção, o uso de cobertura de solo, se mostrou eficaz, e o uso da cobertura de solo proveniente de casca de café e sabugo de milho foram os que proporcionaram a maior produção da cultura da uva em seu primeiro ano de produção.
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Identificação molecular e caracterização morfológica doisolado de nematoide entomopatogênico Heterorhabditis sp. UENPn-01 obtido em área de pastagem no município de Ribeirão Claro, Paraná
(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020-02-19) Macedo, Mariana Ferracin de; Alves, Viviane Sandra; https://orcid.org/0000-0003-2381-8115; http://lattes.cnpq.br/3794580975938452; Alves, Viviane Sandra; https://orcid.org/0000-0003-2381-8115; http://lattes.cnpq.br/3794580975938452; Guide, Bruna Aparecida; https://orcid.org/0000-0002-3988-606X; http://lattes.cnpq.br/7288306329944786; Ferreira, Dhiego Gomes; https://orcid.org/0000-0003-4375-6556; http://lattes.cnpq.br/7326714947358202
Nematoides são vermes pertencentes ao Filo Nematoda, que possuem hábitos diversificados,com grupos parasitas de plantas, parasitas humanos e há também os nematoides parasitas deinsetos, conhecidos como nematoides entomopatogênicos (NEPs). Os NEPs podem serencontrados em praticamente todo o mundo, sendo isolados de diferentes ecossistemas a partirde amostras de solo, ou de insetos infectados encontrados no campo, e no Brasil, existem aproximadamente 54 isolados registrados. No estado do Paraná, há registro de apenas umaespécie de nematoide entomopatogênico, Heterorhabditis amazonensis, demonstrando aimportância e a necessidade de conhecer melhor este grupo de entomopatógenos em nossoestado. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar a identificação e caracterização de umisolado de nematoide pertencente ao gênero Heterorhabditis sp., isolado no Município deRibeirão Claro, PR. A obtenção do isolado foi realizada através de coletas de solo, e utilizou-se a técnica de “iscas-vivas” com lagartas de Galleria mellonella (Lepidoptera: Pyralidae). Aidentificação molecular do isolado de NEP foi realizada a partir da amplificação da região ITSe também da região D2D3, bem como, por meio de medição de estruturas para identificaçãomorfológica. Realizaram-se também fotos de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) paraanálise de estruturas morfológicas. Além disso, foi avaliada a patogenicidade sobre lagartas deG. mellonella e observação do ciclo de vida. No processo de identificação molecular a partir daregião ITS, observou-se similaridade de 98,64% com Heterorhabditis mexicana e 98,57% comHeterorhabditis taysearae, e na região D2D3 uma similaridade de 96,94% com H. mexicana.Com relação a identificação morfológica, observou-se que o isolado apresenta diferenças nasmedições quando comparado a H. mexicana, porém apresenta uma característica similar nosmachos no qual, o poro excretor é localizado posteriormente ao bulbo basal. Nas fotos de MEV,pode-se observar estruturas das fêmeas hermafroditas, fêmeas de segunda geração e machos,observando-se na região anterior, a presença das papilas labiais em todos os NEPs. Nas fêmeas,observa-se a vulva na região mediana do corpo, bem como a cauda e o ânus na região posterior.Nos machos, na parte posterior, nota-se a cauda e a espícula. No teste de patogenicidade, oisolado causou mortalidade de 88% de lagartas de G. mellonella, e quanto ao ciclo de vida oisolado UENPn-01 apresentou ciclo característico do gênero Heterorhabditis, com a primeirageração apenas de fêmeas hermafroditas, seguido de três gerações com a presença de machos efêmeas, totalizando quatro gerações completas dentro do hospedeiro.
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Processamento de imagens multspectrais para detecção de alterações fisiológicas no milho
(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020-06-05) Fernandes, Ítalo Ruy; Souza, Bruno Miguel Nogueira de; https://orcid.org/0000-0002-9326-7614; http://lattes.cnpq.br/3621235660431170; Matsumoto, Leopoldo Sussumu; https://orcid.org/0000-0001-5102-545X; http://lattes.cnpq.br/0857955043436449; Matsumoto, Leopoldo Sussumu; https://orcid.org/0000-0001-5102-545X; http://lattes.cnpq.br/0857955043436449; Sgarbi, Ederson Marcos; https://orcid.org/0009-0004-7460-7283; http://lattes.cnpq.br/4999862994006825; Marrafon, Mateus; http://lattes.cnpq.br/5740779198324583; Sauer, Aline Vanessa; https://orcid.org/0000-0003-3164-9710; http://lattes.cnpq.br/3853729166385893; Menolli, André Luiz; https://orcid.org/0000-0002-4755-8031; http://lattes.cnpq.br/0048431988260726
O presente trabalho apresentou como objetivo identificar estresse nutricional(NPK) do milho por processamento de imagens em diferentes comprimentos de onda.O experimento foi realizado em casa de vegetação, utilizando tubos de PVC com2350g de areia lavada e cultivo de milho. O ensaio consistiu de quatro tratamentos,um conjunto de tubos que recebeu solução nutritiva completa, com solução completamenos o nitrogênio, com solução completa menos o fósforo, com solução completamenos o potássio, com 4 repetições. A solução foi administrada 50mls a cada 7 dias,por um período de 26 dias. Diariamente os tubos foram fotografados por sensorSlantrange 3p que possui quatro bandas (NIR, RED EDGE, RED e o GREEN). Asimagens foram submetidas a análise de histograma, correlação, intersecção e foiaplicado o cálculo de reflectância. Como resultado preliminar observou-se que adiferenças entre os tratamentos se obtém a partir do quarto dia, tanto a análise doshistogramas como a aplicação do cálculo de reflectância mostrou-se estabelecer umpadrão para diferenciação dos tratamentos.
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Manual de atividades para o desenvolvimento da consciência metatextual
(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Abintes, Pâmella dos Santos; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500
Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os Programas de Mestrado Profissional em Ensino, além da dissertação, devem também desenvolver uma Produção Técnica/Tecnológica, que será disponibilizada para utilização em espaços formais ou não-formais de ensino (BRASIL, 2020). A produção da presente pesquisa é um Manual Didático. Essa Produção Técnica-Tecnológica foi, portanto, elaborada a partir da pesquisa de dissertação de mestrado, levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que orienta as ações pedagógicas no Brasil e o Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, art. 3º, inciso IV que evidencia a importância do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e apresenta como componente essencial para a alfabetização, a compreensão de textos e produção de escrita (BRASIL, 2019). Dentre as habilidades metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem da linguagem, Spinillo, Mota e Correa (2010) apresentam as seguintes subdivisões: consciência fonológica; consciência morfológica; consciência sintática; consciência pragmática e consciência metatextual. As autoras ainda salientam que, em relação as duas últimas habilidades citadas, há pouca ocorrência e ressaltam a importância de pesquisas direcionadas a elas, com o intuito de fundamentar quadros teóricos e discutir as complexas relações das habilidades metalinguísticas e a compreensão de textos. Diante as habilidades metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem de leitura e escrita, a presente pesquisa direciona-se à habilidade metatextual, definida por Gombert (1992) como a consciência geral do texto lido, no que tange às estruturas formais que compõem o texto e/ou informações trazidas por este, não especificamente às normas linguísticas. Nessa produção foram elaboradas atividades referentes ao desenvolvimento da habilidade metatextual, analisadas e implementadas por meio de um curso de capacitação para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente os que atuam na educação especial no município de Cornélio Procópio, no Paraná. Deste modo, o objetivo geral desta Produção Técnico Tecnológica é apresentar atividades que auxiliem no desenvolvimento da consciência metatextual em crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura, a partir da utilização do “NOVO PRONARRAR: suporte estruturado para a emergência e o desenvolvimento de histórias infantis” (OLIVEIRA, 2019; SPINILLO; SIMÕES, 2003). As atividades do manual podem ser realizadas de forma independente, sem seguir uma sequência. O objetivo é que o professor possa selecionar atividades que atendam a necessidade do aluno em um determinado contexto. E que possa adapta-las, no intuito de superar dificuldades pareando com o nível de desenvolvimento do educando. Espera-se que, a partir do curso de capacitação, os professores conheçam a habilidade metatextual e utilizem o manual didático, atribuindo o conhecimento adquirido na capacitação para promover o desenvolvimento da habilidade metatextual e, consequentemente, melhorar o desempenho na leitura e produção de textos de seus alunos.
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O desenvolvimento da consciência metatextual nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Abintes, Pâmella dos Santos; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Oliveira, Jaíma Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão de
Para o processo de aquisição da leitura e da escrita, faz-se necessário o desenvolvimento de diferentes habilidades, entre elas, as habilidades metalinguísticas, que permitem refletir sobre os aspectos da própria Língua. O presente estudo tem como finalidade discutir especificamente uma das habilidades metalinguísticas, a habilidade metatextual e sua importância para o processo de leitura e produção de textos. As pesquisas apontam um baixo índice de produções científicas direcionadas a esta habilidade quando comparada as outras habilidades metalinguísticas. O estudo tem como questão investigativa: de que modo um manual com propostas de atividades, elaboradas a partir do Novo PRONARRAR, pode contribuir para o desenvolvimento da consciência metatexual? Em busca de respostas para essa questão, o presente trabalho possui, como objetivo geral, elaborar um manual didático composto por atividades que auxiliem no desenvolvimento da consciência metatextual para crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura, a partir da utilização “NOVO PRONARRAR: suporte estruturado para a emergência e o desenvolvimento de histórias infantis”. Apresenta, como objetivos específicos: 1) Realizar um mapeamento sistemático de literatura acerca dos estudos sobre Habilidades Metatextuais; 2) Descrever como se dá o desenvolvimento da habilidade metatextual e sua relação com a leitura e a produção de textos; 3) Apresentar diferentes propostas para o ensino desta habilidade, destacando a utilização do PRONARRAR; 4) Implementar o produto técnico- tecnológico por meio de um curso de capacitação para professores da rede; 5) Avaliar a contribuição destes para o ensino e formação de professores. Para análise dos resultados, foi utilizada abordagem qualitativa por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O manual didático foi implementado em um curso de capacitação para professoras da região de Cornélio Procópio-PR, durante o qual os dados foram coletados. A partir da análise dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu tanto na teoria quanto na prática pedagógica das participantes, já que houve discussões sobre as atividades propostas no Manual, que enfatizam o uso de diferentes recursos pedagógicos para o desenvolvimento da habilidade metatextual.