Navegando por Autor "ALBANO, Mara Sílvia Henares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEvasão no curso de formação de docentes em nível médio, na modalidade normal, em um município do norte do paraná.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) ALBANO, Mara Sílvia Henares; PASSOS, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; PASSOS, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; http://lattes.cnpq.br/6755046101127661; ARRUDA, Sérgio de Melo; http://lattes.cnpq.br/3162292964889276O objetivo desta pesquisa é compreender as causas da evasão no curso de Formação de Docentes em nível médio, em um município do Norte do Paraná e investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, com o curso em que se matricularam, com os professores e colegas e com o tornar-se professor, a fim de identificar e analisar os elementos que influenciam na permanência dos alunos no curso e/ou causam a evasão em relação à escolha feita inicialmente. Para tanto, utilizou-se como fundamentação teórica as perspectivas de autores como Tardif (2013), Freire (2002), Charlot (2013), Pimenta (2005) e Imbernón (2006) acerca de formação docente, evasão escolar, as relações que perpassam os processos de ensino e de aprendizagem, bem como as relações do próprio docente com seu trabalho. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi escolhida por entender-se que é a melhor forma de desvendar determinados comportamentos na educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, envolvendo três grupos distintos de alunos aqui denominados como: a) alunos evadidos, que são os sujeitos que desistiram do curso; b) alunos em formação, que são os sujeitos que estão fazendo o curso; e c) alunos egressos, que são aqueles que terminaram o curso. Para a análise dos dados coletados utilizou-se procedimentos da análise de conteúdos (BARDIN, 2016) para nos possibilitar descobrir o que está por trás do discurso dos sujeitos. Os dados coletados permitiram compreender que basicamente três fatores ocasionaram a evasão no curso de Formação de Docente: a falta de informações sobre o curso, a relação entre os sujeitos e a relação que os sujeitos desenvolvem com a própria profissão docente.
- ItemManual de apresentação do curso de formação de docentes em nível médio.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) ALBANO, Mara Sílvia Henares; PASSOS, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249Não se aplica resumo.