Navegando por Autor "Anjos, Luiz Carlos Giachello dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConceito Átomo: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Anjos, Luiz Carlos Giachello dos; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795A compreensão do conceito Átomo é fundamental para o entendimento da Química na Educação Básica e, por ser muito abstrato, encontra-se dificuldade na condução de seu ensino, principalmente no Ensino Médio. Nesse sentido, propomos como objetivo deste trabalho discutir os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática a respeito dos modelos atômicos segundo uma abordagem metodológica de ensino Histórico-Epistemológica. Essa sequência didática se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel, que considera o conhecimento prévio do aluno, bem como as relações deste com outros conhecimentos. Inicialmente, expomos uma reconstrução histórica a respeito da constituição da matéria, começando com os pensamentos dos filósofos gregos até chegarmos ao início do século XIX de nossa era. Sequencialmente, abordamos os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, com o intuito de favorecer a autonomia ao aluno na construção de seu conhecimento. Como resultados da aplicação da Sequência Didática, observamos indícios de que os alunos compreenderam o desenvolvimento histórico do conceito de Átomo. Com atividades diversificadas, como mapas conceituais, cartas escritas pelos alunos sobre os cientistas, entre outras, constatamos que o objetivo foi alcançado, identificando indícios de aprendizagem significativa.