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Navegando por Autor "BERNARDINO, Silvia Andréa do Prado"

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    O ensino de matemática para autistas por meio de atividades com materiais manipuláveis
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) BERNARDINO, Silvia Andréa do Prado; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; COELHO NETO, JOÃO; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Marília Bazan; COELHO NETO, João; BLANCO, Marilia Bazan; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; ARAÚJO, Roberta Negrão de
    A Matemática é uma atividade inerente ao ser humano e é praticada espontaneamente, pois representa parte importante do seu comportamento. Portanto, considerando a sua fundamental importância para a vida de qualquer pessoa, principalmente, para a autodeterminação das crianças com Transtorno do Espectro Autista, atividades que tornem essa disciplina mais interessante e atrativa devem ser postas em prática, uma vez que tais atividades têm a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico, a memória e a interação social. Desse modo, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Manual de Atividades Matemáticas para alunos com Transtorno do Espectro Autista, composto de atividades e jogos com materiais manipuláveis. Nesse Manual, são contemplados aspectos como a atenção, a interação, o raciocínio e o uso das práticas no cotidiano da criança com Autismo, possibilitando, assim, desenvolver uma maior autonomia em sua vida social. No encaminhamento metodológico, foi utilizada a abordagem qualitativa, sendo que a implementação do Manual foi desenvolvida por meio de um curso de extensão, formado por professores que atuam no ensino de Matemática e, necessariamente, trabalham com alunos que possuem esse tipo de transtorno. Já a análise dos resultados foi vislumbrada à luz da Análise Textual Discursiva e permitiu compreender que o material desenvolvido pode auxiliar o aluno com Autismo em suas objeções previamente estabelecidas, como a dificuldade de compreensão e imersão nos conceitos didáticos. Ele pode, ainda, contribuir para os obstáculos enfrentados pelos docentes para lecionar uma ementa considerada abstrata para os discentes, como é o caso da Matemática. Assim, por meio dos excertos analisados, observou-se que o Manual produzido despertou o interesse dos participantes, o que é muito positivo e permite concluir que ele pode contribuir significativamente para o ensino de Matemática para alunos Autistas e, também, para promover o desenvolvimento da Cognição Numérica nesses alunos. Em segundo modo, destaca-se a capacidade que o material possui de compor não só os exercícios de Educação Especial, como de todos os outros alunos presentes na classe, auxiliando na interação e inserção social.
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