Navegando por Autor "Bonfim, Danúbia Damiana Santos"
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- ItemOs três momentos pedagógicos no ensino de física: propostas de sequências didáticas para a educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Bonfim, Danúbia Damiana Santos; Nascimento, William Júnior do; http://lattes.cnpq.br/7828555676207514O presente trabalho procurou compreender de que forma a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física na Educação Básica. Para tal, produzimos como Produto Educacional, duas propostas de sequências didáticas que vislumbrasse as possibilidades dessa metodologia no desenvolvimento de conceitos de Cinemática e Gravitação Universal no Ensino Médio. Assim, buscando obter respostas frente a problemática levantada, organizamos o trabalho no formato multipaper, sendo elaborados cinco artigos. No primeiro artigo, investigamos por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, o que pesquisadores da área de ensino têm produzido sobre a abordagem da Gravitação Universal na Educação Básica, na qual analisamos artigos publicados nos períodos de 2000 a abril de 2018, em periódicos nacionais de Ensino de Ciências/Física, de índices restritos A1, A2 e B1. No segundo, investigamos por meio de uma análise documental, o conteúdo de Gravitação Universal em doze livros didáticos de Física recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático – PNLD/2018, com o objetivo de investigar as estratégias de ensino sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, bem como as propostas de atividades adotadas, além das sugestões quanto ao uso de recursos tecnológicos, de literatura e artigos científicos. No terceiro, novamente nos apropriamos de uma Revisão Sistemática de Literatura com a finalidade de observar como a metodologia dos 3MP vem sendo abordada e discutida no Ensino de Física. Para tanto, analisamos trabalhos produzidos nos períodos de 2007 a 2017, disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e em periódicos exclusivamente nacionais da área de Ensino de estratos restritos A1, A2 e B1. No quarto artigo, elaboramos a primeira proposta de sequência didática, sendo implementada com doze estudantes do 3º ano de Formação de Docentes da Educação Básica, com a finalidade de avaliar a aplicabilidade dos 3MP no desenvolvimento do conteúdo velocidade escalar média na disciplina de Física, nos permitindo reconhecer as características elucidadas por essa abordagem metodológica. Enfim, no quinto artigo, apresentamos a segunda proposta de sequência didática estruturada nos 3MP visando o desenvolvimento do conteúdo de Gravitação Universal na Educação Básica, sendo avaliada em uma turma de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio estadual do norte do Paraná. Como resultado, percebemos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que a postura dialógica do professor aliada ao de uso vídeos, tais como cenas de filmes e reportagens, incentivaram os estudantes a participarem mais ativamente das aulas, consequentemente, despertando curiosidade sobre o tema abordado e viabilizando a aprendizagem.
- ItemOs três momentos pedagógicos no ensino de física: propostas de sequências didáticas para a educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Bonfim, Danúbia Damiana Santos; Nascimento, William Júnior do; http://lattes.cnpq.br/7828555676207514; Nascimento, William Júnior do; Carvalho, Hercília Alves Pereira de; Costa, Priscila Caroza FrassonO presente trabalho procurou compreender de que forma a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física na Educação Básica. Para tal, produzimos como Produto Educacional, duas propostas de sequências didáticas que vislumbrasse as possibilidades dessa metodologia no desenvolvimento de conceitos de Cinemática e Gravitação Universal no Ensino Médio. Assim, buscando obter respostas frente a problemática levantada, organizamos o trabalho no formato multipaper, sendo elaborados cinco artigos. No primeiro artigo, investigamos por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura, o que pesquisadores da área de ensino têm produzido sobre a abordagem da Gravitação Universal na Educação Básica, na qual analisamos artigos publicados nos períodos de 2000 a abril de 2018, em periódicos nacionais de Ensino de Ciências/Física, de índices restritos A1, A2 e B1. No segundo, investigamos por meio de uma análise documental, o conteúdo de Gravitação Universal em doze livros didáticos de Física recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático – PNLD/2018, com o objetivo de investigar as estratégias de ensino sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, bem como as propostas de atividades adotadas, além das sugestões quanto ao uso de recursos tecnológicos, de literatura e artigos científicos. No terceiro, novamente nos apropriamos de uma Revisão Sistemática de Literatura com a finalidade de observar como a metodologia dos 3MP vem sendo abordada e discutida no Ensino de Física. Para tanto, analisamos trabalhos produzidos nos períodos de 2007 a 2017, disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e em periódicos exclusivamente nacionais da área de Ensino de estratos restritos A1, A2 e B1. No quarto artigo, elaboramos a primeira proposta de sequência didática, sendo implementada com doze estudantes do 3º ano de Formação de Docentes da Educação Básica, com a finalidade de avaliar a aplicabilidade dos 3MP no desenvolvimento do conteúdo velocidade escalar média na disciplina de Física, nos permitindo reconhecer as características elucidadas por essa abordagem metodológica. Enfim, no quinto artigo, apresentamos a segunda proposta de sequência didática estruturada nos 3MP visando o desenvolvimento do conteúdo de Gravitação Universal na Educação Básica, sendo avaliada em uma turma de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio estadual do norte do Paraná. Como resultado, percebemos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), que a postura dialógica do professor aliada ao de uso vídeos, tais como cenas de filmes e reportagens, incentivaram os estudantes a participarem mais ativamente das aulas, consequentemente, despertando curiosidade sobre o tema abordado e viabilizando a aprendizagem.