Navegando por Autor "CALEGARI, José Marcelino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSala de aula invertida na graduação em educação física(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) CALEGARI, José Marcelino; GIORDANI, Annecy Tojeiro; http://lattes.cnpq.br/7608724073951667Não apresenta resumo.
- ItemSala de aula invertida no ensino em saúde: curso de formação pedagógica a educação física(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) CALEGARI, José Marcelino; GIORDANI, Annecy Tojeiro; http://lattes.cnpq.br/7608724073951667; GIORDANI, Aneccy Tojeiro; VALENTE, Thiago Alves; STRIQUER, Marilúcia dos Santos DomingosEste trabalho parte da discussão de que as formas de ensinar ganharam novo contorno, principalmente devido ao cenário imposto pela pandemia da Covid-19 e à inserção crescente inovações tecnológicas como ferramentas de apoio ao ensino. Tais transformações, em ritmo nunca antes imaginado, fizeram o professor repensar não apenas “o que” ele ensina, mas o “como” ensina, posto que, muitas vezes, a formação do professor não contemplou várias opções de metodogias de ensino. Neste sentido, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver, implementar e avaliar os resultados de um Curso de Formação Pedagógica para professores do Ensino Superior a respeito da metodologia ativa de ensino Sala de Aula Invertida. Na segunda fase da pesquisa, graduandos do Curso de Educação Física assistiram a uma aula ministrada por um dos cursistas e puderam avaliar esta metodologia. De abordagem qualitativa, esta pesquisa iniciou-se com uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o tema em questão, tendo-se definido os melhores procedimentos metodológicos para a coleta de dados durante e após o Curso de Formação Pedagógica, inclusive sua avaliação e suas contribuições e limitações. Participaram do curso quatro professores do Ensino Superior em Educação Física que atuam em uma universidade pública localizada na região norte do Estado do Paraná. A análise e categorização dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram grande contribuição das metodologias ativas no processo de ensino, principalmente a Sala de Aula Invertida, por possibilitar o uso de vários recursos digitais e incentivar uma participação mais ativa dos alunos. Foi possível verificar também que a instrumentalização para novas formas de ensinar são fundamentais na formação docente, o que corrobora a importância de cursos e outras atividades pedagógicas que auxiliem o professor no exercício de sua profissão.