Navegando por Autor "CARRAPEIRO, Ana Paula Fantineli"
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- ItemPluralidade religiosa no Brasil: caderno do professor(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) CARRAPEIRO, Ana Paula Fantineli; STORTO, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825Não apresenta resumo.
- ItemReligiões afro-brasileiras no processo de aprendizagem do componente curricular Ensino Religioso(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) CARRAPEIRO, Ana Paula Fantineli; STORTO, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; STORTO, Letícia Jovelina; GIORDANI, Annecy Tojeiro; SILVA, Cláudia Neves da; LANZA, FábioEsta pesquisa apresenta a proposta de um Caderno do Professor para Ensino de pluralidade religiosa no Brasil, analisando sua implementação no contexto do Ensino Remoto Emergencial. O trabalho desenvolvido fundamentou-se em referencial teórico da área de Ensino Religioso no Brasil, e, para isso, foi realizada uma pesquisa documental na Constituição Federal, na Base Nacional Comum Curricular, no Referencial Curricular do Paraná, dentre outros documentos oficiais, resoluções e instruções normativas e, uma pesquisa bibliográfica em publicações e referenciais da área, na estruturação do Referencial Teórico. Uma das justificativas para a realização da pesquisa é a escassez de trabalhos que discutem essa temática, evidenciada na Revisão de Literatura. Nesse sentido, este estudo tem a finalidade de responder a seguinte questão norteadora de pesquisa: De que forma o Caderno do Professor pode contribuir para o processo de aprendizagem da diversidade religiosa no Brasil, mais especificamente das religiões afrodescendentes? A fim de responder ao problema apresentado, direciona-se o objetivo geral de “Identificar as contribuições do Caderno do Professor no aprendizado dos conteúdos do componente curricular de Ensino Religioso”. Os dados coletados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, por meio da organização, codificação, categorização e interpretação dos excertos das falas e atividades realizadas pelos alunos cursistas e, validados com base no referencial teórico constituído. Diante das análises e discussões, foi possível evidenciar sobre a percepção dos alunos acerca de sua própria aprendizagem, indícios de que consideram ter aprendido os conteúdos, tendo em conta que as estratégias metodológicas utilizadas favoreceram esse processo face ao Ensino Remoto. Quanto às contribuições do Caderno do Professor para a aprendizagem dos alunos, infere-se que as estratégias e metodologias utilizadas na implementação do Caderno do Professor podem apresentar-se como o fator de maior relevância para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, por meio das atividades implementadas, os alunos indicaram ter compreendido os conteúdos previstos pelo currículo. Após análise identificou-se que, tanto a abordagem pedagógica, quanto os conteúdos e atividades desenvolvidos no curso possibilitaram uma contribuição na formação global dos estudantes.