Navegando por Autor "Cisz, Fabielly Maria Pereira"
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- ItemGuia didático - fonética e fonologia na alfabetização: contribuições teórico - práticas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Cisz, Fabielly Maria Pereira; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379O presente Produto Técnico Tecnológico é resultado da dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio. De acordo com as orientações da CAPES, no mestrado profissional, além do desenvolvimento da dissertação, é preciso que o pós-graduando desenvolva um produto educativo direcionado ao ensino, “Esse produto pode ser, por exemplo, uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, um conjunto de videoaulas, um equipamento, uma exposição, entre outros” (BRASIL, 2020, p. 4). Nesse sentido, o PTT intitulado “Guia Didático - Fonética e Fonologia na Alfabetização: contribuições teórico-práticas” é um componente da Dissertação “FONÉTICA E FONOLOGIA: PROPOSTA DE UM GUIA PARA GRADUANDOS DE PEDAGOGIA”, disponível em . Para maiores informações, entre em contato com a autora: e-mail: fabielly458@outlook.com Guia didático é definido por Barros (2009) como um material referencial com elementos metodológicos que definem os temas que serão aprendidos por meio do trabalho docente em sala de aula. Ainda, segundo o autor, é entendido como síntese documental dos principais temas de um conteúdo específico a ser desenvolvido. Segundo a categorização da CAPES, o Guia Didático é uma produção técnica/tecnológica na Área de Ensino pertencente a categoria (i). (i) desenvolvimento de material didático e instrucional (propostas de ensino tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; material textual tais como manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares, dicionários, relatórios publicizados ou não, parciais ou finais de projetos encomendados sob demanda de órgãos públicos) (BRASIL, 2020, p.9). O guia didático tem como objetivo contribuir com a formação dos professores dos anos iniciais, para tanto aborda conceitos acerca da fonética e a fonologia, as quais têm grande importância para o ensino não só no processo inicial de alfabetização, mas também nas fases escolares posteriores. O guia está organizado em duas partes. A primeira aborda, teoricamente, as contribuições da fonética e da fonologia para o professor alfabetizador, apresentando conceitos. Na segunda parte propomos atividades direcionadas aos licenciandos do curso de Pedagogia como também para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemProposta de um guia didático para graduandos de Pedagogia para o ensino de fonética e fonologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Cisz, Fabielly Maria Pereira; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Blanco, Marília Bazan; Striquer, Marilúcia dos Santos DomingosA presente pesquisa discute o papel da fonética e da fonologia no processo de alfabetização e de que forma a formação inicial de professores contempla tal aspecto. A justificativa pela escolha, deu-se pela pesquisadora atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e evidenciar dificuldades referentes à temática. Pode-se identificar, ainda, por meio de mapeamento de estudos anteriormente realizados, que há escassez de pesquisas que abordam tal discussão. Assim, foi investigado qual o papel da fonética e da fonologia na alfabetização, tendo como problema de pesquisa: De que maneira a utilização de um guia didático abordando a fonética e a fonologia pode contribuir, com os professores, no ensino da Língua Portuguesa? O objetivo geral consiste em elaborar um Guia Didático abarcando conceitos e atividades de fonética e de fonologia e implementá-lo junto a licenciandos de um curso de Pedagogia. Desse modo, foi elaborado um Produto Técnico Tecnológico (PTT) intitulado Guia Didático - Fonética e Fonologia na alfabetização: contribuições teórico-práticas. O material apresenta fundamento teórico no que se refere aos dois ramos complementares da linguística e propõe onze atividades para os licenciandos e dez atividades para os estudantes dos anos iniciais, com o objetivo de estimular os aspectos fônicos, físicos e fisiológicos da língua. O PTT foi aplicado por meio de um curso de formação. Antes, durante e depois da implementação, foram coletados dados que foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Conclui-se, por meio da análise dos dados, que houve mudança de percepção dos licenciandos participantes em relação aos conceitos trabalhados. Assim, o Guia contribuiu de maneira significativa para a formação dos envolvidos e, diante dos conhecimentos adquiridos, há indícios de que a prática pedagógica futura seja enriquecida, o que indica a validação do produto.