Navegando por Autor "Conceição Neto, Breno da"
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- ItemAvaliação em fases no ensino de geografia : curso de formação continuada.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Conceição Neto, Breno da; Fernandes, Pedro Henrique Carnevalli; http://lattes.cnpq.br/0730093051535014; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577A Avaliação educacional é um desafio constante na prática docente, pois é complexo pensar em tal prática no âmbito escolar, de acordo com determinados conteúdos e conforme os objetivos estabelecidos em cada disciplina do currículo escolar. Ao tratar-se da Geografia, seu ensino deve basear-se na compreensão do espaço geográfico, para que os alunos consigam desenvolver o raciocínio geográfico, de modo a cooperar na formação do cidadão crítico e reflexivo a respeito da realidade e das dinâmicas socioespaciais. Deste modo, este estudo tem por objetivo investigar a elaboração de um curso de formação continuada envolvendo a temática de Avaliação Educacional com ênfase no Instrumento avaliativo denominado Avaliação em Fases, aplicá-lo junto a professores da Área de Geografia e analisar os dados coletados durante a implementação do curso.Metodologicamente, esta pesquisa é de abordagem qualitativa fundamentada teoricamente por referencial bibliográfico subsidiado em uma adaptação de etapas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e análise das Proposta Pedagógicas Curriculares (PPCs) de Licenciaturas em Geografia ofertadas em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná – PR. Após esta etapa elaborou-se um curso formativo que seria implementado junto a docente de Geografia que atuam na Educação Básica. Todavia, diante do contexto pandêmico este foi avaliado por professores formados em Geografia que atuam tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário condizente ao Produto Técnico Tecnológico (PTT) e submentido à avaliação de professores são formados em Geografia, que avaliaram o PTT. E as informações coletadas foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado é possível inferir que a avaliação em fases ainda é desconhecida pelos professores de Geografia, porém ela foi compreendida, por meio da análise do PTT, como uma estratégia avaliativa formativa que coopera para o processo de ensino e também no de aprendizagem, qual oportuniza os estudantes a avançarem no conhecimento.