Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Metabólitos secundários e defesa vegetal: discutindo botânica no ensino superior
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; Poletto, Rodrigo de Souza; Alves, Viviane Sandra; Araújo, Roberta Negrão de
    O ensino de Botânica pode ser considerado uma preocupação entre professores por possuir conteúdos complexos e de difícil compreensão. Desse modo essa pesquisa objetivou elaborar uma sequência didática baseada no pressupostos didáticos de Zabala (1998), para ensinar o conteúdo de metabólitos secundários e defesa vegetal, a fim de auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de Botânica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas presentes na sequência, que foram analisados com base no referencial da Análise Textual Discursiva, sistematizados em cinco categorias de análise a priori: I. Fatores bióticos e abióticos no desenvolvimento vegetal; II. Especificidade na relação planta animal – Atração; III. Especificidade na relação planta animal – Defesa; IV. Mecanismo interno das plantas e seus processos de defesa; e V. Contribuições e limitações da sequência didática. Os resultados mostraram contribuições da referida sequência para aprendizagem do conteúdo, considerando a ampliação das respostas que se apresentaram mais próximas das noções científicas sobre metabólitos secundários e defesa vegetal.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Metabólitos secundários e defesa vegetal: uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino superior
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Cruz, Ynaiara Kristhine Stopa da; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922
    O ensino de Botânica pode ser considerado uma preocupação entre professores por possuir conteúdos complexos e de dificil compreensão. Desse modo essa pesquisa objetivou elaborar uma sequência didática baseada no pressupostos didáticos de Zabala (1998), para ensinar o conteúdo de metabólitos secundários e defesa vegetal, a fim de auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de Botânica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas presentes na sequência, que foram analisados com base no referencial da Análise Textual Discursiva, sistematizados em cinco categorias de análise a priori: I. Fatores bióticos e abióticos no desenvolvimento vegetal; II. Especificidade na relação planta animal – Atração; III. Especificidade na relação planta animal – Defesa; IV. Mecanismo interno das plantas e seus processos de defesa; e V. Contribuições e limitações da sequência didática. Os resultados mostraram contribuições da referida sequência para aprendizagem do conteúdo, considerando a ampliação das respostas que se apresentaram mais próximas das noções científicas sobre metabólitos secundários e defesa vegetal.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube