Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Delanhese, Bruna Gomes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Escrita acadêmica e o gênero resumo técnico científico para surdos
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Delanhese, Bruna Gomes; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825
    Uma das principais barreiras para a formação acadêmica dos surdos tem sido a compreensão e a produção escrita de alguns gêneros presentes nesse nível de ensino, como o resumo técnico-científico, que envolve a inserção do graduando em uma comunidade escolar caracterizada por especificidades de leitura e escrita de resumos presentes em artigos, dissertações, teses e participação em eventos científicos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral validar o E-book: Escrita Acadêmica e o Gênero Resumo Técnico-Científico para Surdos, voltado ao desenvolvimento da escrita acadêmica de tais estudantes. Para tanto, esta dissertação configura-se no formato de multipaper, composta por quatro papers, a saber: I) Estado da arte do ensino de surdos na universidade na perspectiva inclusiva; II) Constituição das bases legais no ensino de surdos e o legado das licenciaturas bilíngues no Brasil; III) Escrita acadêmica de alunos surdos por meio do gênero resumo; IV) Validação e Análise do E-book. Ao apresentar e analisar o material didático elaborado, foram elencadas as características contextuais, composicionais e linguístico-discursivas do gênero. Além disso, recorreu-se à avaliação do material por profissionais da área da surdez, professores bilíngues e tradutores-intérpretes de Libras. O e-book é constituído também de vídeos em Libras, disponíveis no YouTube e que podem ser acessados por meio de código QR. Metodologicamente, este estudo apresenta-se como qualitativo. Da análise crítica dos dados, emergiram categorias que resultaram na comprovação do caráter bilíngue dessa produção, por possibilitar o desenvolvimento da escrita acadêmica por meio do ensino do gênero resumo técnico-científico. Conclui-se que a produção didática elaborada é uma ferramenta que pode propiciar a inclusão de surdos e favorecer a sua permanência no Ensino Superior, por possibilitar a esses graduandos a compreensão e o desenvolvimento de aspectos essenciais da escrita acadêmica, bem como oportunizar a autonomia no desenvolvimento e na disseminação de suas pesquisas acadêmicas. Espera-se que o e-book possa ser utilizado como uma estratégia facilitadora do desenvolvimento da escrita acadêmica de surdos universitários.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube