Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FRIEDRICH, João Luis"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Resíduos sólidos e ensino rural
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) FRIEDRICH, João Luis; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922
    Não apresenta resumo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Sequência didática sobre gestão de resíduos sólidos: percepções atitudinais na escola do campo.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) FRIEDRICH, João Luis; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; AFFONSO, Ana Lucia Suriani; http://lattes.cnpq.br/2830201419839855; LUDKA, Vanessa Maria; http://lattes.cnpq.br/9633043014986675
    A poluição do ambiente rural é um assunto relevante para ser desenvolvido na escola. Os hábitos de consumo, o descarte inadequado e a falta de informação para os campesinos provocam graves danos ao meio ambiente. Contudo, algumas peculiaridades do campo acabam potencializando esse fato, entre elas, a falta de coleta seletiva, de associações de reciclagem e de informações sobre a correta destinação dos resíduos. Desta forma, foi realizada uma pesquisa no Colégio Estadual do Campo Patrimônio Santa Maria, localizado na cidade de Congonhinhas, no Norte do Paraná, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, os quais têm entre 11 e 17 anos. Mesmo sendo uma comunidade pequena, essa comunidade produz resíduo e necessita promover a correta gestão desses materiais. Portanto, o principal objetivo dessa pesquisa foi analisar como uma Sequência Didática (SD) pode contribuir e transformar os conhecimentos a respeito da problemática dos resíduos sólidos a fim de proporcionar para uma mudança de comportamento e atitude dos alunos campesinos. Para o desenvolvimento dessa SD, foram utilizadas 12 aulas de 50 minutos, organizadas em seis encontros presenciais. Para a análise dos dados, foram criadas cinco categorias: 1) consciência ambiental sobre gestão de resíduos sólidos, 2) compreensão conceitual, 3) relação do tema com a realidade do campo, 4) observação e reflexão de aspectos atitudinais sobre a gestão de resíduos no ambiente rural, 5) análise da SD. Constatou-se que a SD promoveu a criticidade atitudinal no conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos nos estudantes, porém, sabemos também que o tempo de desenvolvimento da SD foi insuficiente para proporcionar uma mudança comportamental e atitudinal dos alunos campesinos. Nesse sentido, sugere-se o desenvolvimento de SDs que contemplem as temáticas da Educação Ambiental em todos os anos do Ensino Fundamental.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube