Navegando por Autor "Fernandes, Simone de Almeida"
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- ItemO clássico em sala de aula: uma proposta de leitura literária na EJA com Lygia Fagundes Telles(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Fernandes, Simone de Almeida; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mello, Claudio; Oliveira, Vanderléia da SilvaEsta pesquisa se voltou à reflexão sobre a importância da leitura dos clássicos na escola, sobretudo no contexto atual do ensino da literatura, que põe à margem o conhecimento dos clássicos e do cânone consagrado. Desse modo, teve-se como objetivo geral contribuir para a valorização da leitura de obras literárias clássicas no contexto escolar, a partir da leitura de contos de Lygia Fagundes Telles e, assim, oferecer aos estudantes o contato com patrimônio estético-literário que lhes competem interpretar para compreenderem a si e ao outro no quadro cultural a que pertencem. Diante desse desafio, propôs-se a elaboração de uma proposta de intervenção didática para os potenciais alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no município de Almirante Tamandaré, estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. A pesquisa visou, entre os seus principais objetivos específicos, a refletir sobre as relações existentes entre a Literatura, leitura e o sujeito leitor presentes no contexto escolar contemporâneo; promover a aproximação entre as práticas educacionais e as práticas sociais do educando; refletir sobre a prática docente e sua formação em relação ao ensino de Literatura. Para tanto, adotou-se metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica, com análise de conteúdo, e abordagem qualitativa, uma vez que interpreta, discute e atribui significados aos assuntos abordados. Espera-se que este trabalho possa contribuir para formação de sujeitos reflexivos e críticos, bem como promover a leitura literária dos clássicos em sala de aula e a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).