Navegando por Autor "Ferreira, Verona Marinho"
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- ItemCurso sobre múltiplas representações e objetos de aprendizagem para engenheiros-professores que atuam no ensino a distância(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Ferreira, Verona Marinho; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083Não apresenta resumo
- ItemFormação continuada de professores de cursos de engenharia a distância segundo referenciais de múltiplas representações e objetos de aprendizagem(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Ferreira, Verona Marinho; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Pereira, Rudolph Dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Fontenele, Heliana Barbosa; http://lattes.cnpq.br/6498108607399176Os avanços tecnológicos no ensino desafiam os docentes na elaboração e na condução de suas aulas. Todavia, o ensino na modalidade a distância possui especificidades que acentuam esses desafios. Sendo assim, a presente pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de formação continuada para professores que atuam no Ensino Superior, em cursos de Engenharia ofertados na modalidade a distância. Pretendeu-se abordar possibilidades pedagógicas embasadas nos referenciais de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem. Essa articulação teórica subsidiou o desenvolvimento e a aplicação de um curso de formação continuada junto a um grupo de professores-engenheiros de uma Instituição de Ensino Superior do Estado de São Paulo, promovendo a atualização de sua prática pedagógica frente às suas necessidades formativas e à realidade da educação a distância. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de atividades e questionários eletrônicos, sendo eles analisados segundo os pressupostos do referencial da Análise Textual Discursiva. Das categorias analíticas foi possível depreender que o curso de formação promoveu a conscientização dos participantes quanto à importância da formação pedagógica continuada e das contribuições das tecnologias digitais para o ensino a distância, além de mostrar a pertinência da inserção de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem como estratégias promotoras da exemplificação dos conteúdos e da aprendizagem satisfatória dos estudantes. Ainda, com a coleta de dados, foi possível confirmar as dificuldades no ensino e aprendizagem, mais ainda, sobre o próprio processo pedagógico da profissão docente, promovendo melhoria nas práticas pedagógicas, na busca por uma aprendizagem efetiva do aluno. Por fim, foi evidenciada a necessidade dos professores em participarem de cursos e capacitações sobre práticas pedagógicas e as Instituições de Ensino Superior promoverem formação continuada aos docentes a fim de que eles possam aprimorar sua prática mediante o conhecimento de conceitos, recursos e estratégias que contribuam para o ensino em contextos tão desafiadores como a educação a distância.