Navegando por Autor "Firmino, Ana Paula da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA criança autista na escola regular: olhares de professores de uma escola de ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Firmino, Ana Paula da Silva; Passos, Marinez Meneghello Passos; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Passos, Marinez Meneghello; Passos, Angela Meneghello; Arruda , Sérgio de MeloAs discussões envolvendo o tema inclusão escolar ganharam papel de destaque no final do século XX, sendo um dos grandes desafios atualmente, devido aos avanços na legislação nacional sobre a política de Educação Especial. Acreditamos que a ação positiva da escola está diretamente relacionada com a promoção do desenvolvimento infantil, fazendo-se necessárias discussões que levem a reflexões sobre o tema da inclusão e sobre as práticas pedagógicas relacionadas a este tema. A presente pesquisa foi realizada com a intenção de investigar a relação dos sujeitos com a profissão docente, em especial a relação com crianças autistas na sala de aula regular. Nesse sentido, nos propusemos a responder a seguinte questão de pesquisa: Quais saberes os professores desenvolveram a respeito do autismo, do ensino e da aprendizagem de crianças autistas? As coletas de dados foram realizadas por meio de entrevistas com quatro professoras que foram convidadas a responder quatro perguntas: 1) O que você pensa sobre autismo? Conte-me sua experiência de forma pessoal, profissional e o que espera que as crianças autistas consigam realizar; 2) O que você pensa sobre o processo de formação de professores referente à Educação Inclusiva? 3) Qual sua opinião sobre o processo de inclusão na escola regular? 4) O que a professora pensa sobre Educação Inclusiva? As respostas dadas pelas professoras, completadas por meio de explicações promovidas por uma especialista em autismo da APAE e o depoimento de duas mães de crianças autistas, permitiu-nos a elaboração de um podcast sobre o assunto, sendo ele a produção técnica educacional relativa ao mestrado profissional realizado. Com relação à nossa questão investigativa, pudemos evidenciar, por meio das respostas dadas à Pergunta 1, que as professoras desenvolveram diversos saberes sobre o autismo, sobre o ensino e a aprendizagem de crianças autistas. Mais especificamente, P2 foi quem mais falou na Pergunta 1, seguida de P4, P3, P5 e P1. Todas as professoras apresentaram falas relacionadas ao Conteúdo e ao Ensino, que são duas das categorias assumidas a priori. As professoras P1, P3 e P5 não apresentaram falas relacionadas à Aprendizagem (nossa terceira categoria). Também podemos ver que a categoria Ensino foi a que teve maior incidência de falas (58%).
- ItemUm podcast sobre a criança autista na escola regular: o que dizem preofessoras, mães e formadora(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Firmino, Ana Paula da Silva; Passos, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249Esta produção técnica educacional trata-se da elaboração de um podcast, denominado “Um podcast sobre a criança autista na escola regular: o que dizem professoras, formadora e mães”, que compõem a Dissertação de Mestrado intitulada “A criança autista na escola regular: olhares de professoras de uma escola de Ensino Fundamental”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio. A intenção a respeito da elaboração de podcasts está relacionada às dúvidas e percepções relativas ao autismo, que pudemos observar durante vários anos vivenciados profissionalmente nas escolas e o convívio com diversas professoras que nos apresentavam dia a dia suas manifestações.