Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Pensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-11-06) Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990
    Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática, cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral, apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais, são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube