Navegando por Autor "Franco, Fabiane"
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- ItemAlfabetização científica no ensino fundamental anos iniciais: uma sequência didática com experimentos botânicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Franco, Fabiane; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; Poletto, Rodrigo de Souza; Seixas, Fernando Manuel; Costa, Priscila Caroza Frasson; Affonso, Ana Lucia SurianiO ensino de Botânica é muito importante em todas as fases da escolarização, independente da idade dos alunos. Essa ciência pode aproximar os estudantes do meio em que vivem e explorar as interações, obtendo o entendimento relevante do papel da sociedade na natureza e, assim, formular novas perguntas e buscar respostas para compreender os fenômenos da natureza e articular o Ensino de Botânica com a intenção de aprender. Esta dissertação aborda o ensino de Botânica na perspectiva da Alfabetização Científica, por meio de experimentos para alunos do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visto que, entender os conceitos biológicos e se interessar pelo mundo dos seres vivos contribuem para as tomadas de decisões de cada indivíduo. Os conhecimentos Botânicos permitem ampliar os conhecimentos e construir o saber científico despertando a criticidade nos alunos. Para isso, foi sistematizada uma Sequência Didática com o objetivo de explicitar como as diferentes situações vivenciadas em sala de aula partindo da realidade dos alunos nos fornecem indícios da promoção da Alfabetização Científica nos anos inicias da escolarização. Os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento desta pesquisa foram pautados nas noções investigativas que estão fundamentadas sob a abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas desenvolvidas, as quais foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Foi possível constatar que as atividades realizadas durante a Sequência Didática forneceram aos alunos um expressivo embasamento teórico com conhecimentos científicos sobre a Botânica. Diante do exposto, com base nos eixos estruturantes da Alfabetização Científica pudemos observar evidências de que a Alfabetização Científica está em construção e houve um fortalecimento da cultura científica escolar dentro da sala de aula.
- ItemAlfabetização científica sobre conhecimentos botânicos: como fazer?(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Franco, Fabiane; Guimarães, Fernando Manuel Seixas; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922Durante a minha atuação profissional, pude verificar a ausência de ensino voltado tanto à Alfabetização Científica (AC) quanto aos conteúdos Botânicos, tornando-os cada vez mais abstratos ao longo dos anos escolares. Assim, surgiu a preocupação quanto ao ensino e à aprendizagem desta ciência nos Anos Iniciais da Educação Básica (EB), o que resultou neste Produto Educacional. A AC visa favorecer a formação de cidadãos esclarecidos em suas atitudes, por meio da apropriação de conhecimentos científicos, atuando de modo racional e responsável e proporcionando benefícios para a sociedade e o ambiente (LORENZETTI, 2000). Logo, alfabetizar cientificamente é inserir os alunos em um mundo de significados novos, aproximando-os da linguagem científica, para serem capazes de atribuir sentindo ao lugar onde vivem. Assim, podem reconhecer os significados da ciência no dia a dia e aplicar os conhecimentos aprendidos em situações novas, ao interpretar os fenômenos naturais do cotidiano, tornando-se cidadãos participativos e críticos (LORENZETTI, 2000). A Botânica é uma área das Ciências Biológicas que investiga o Reino Vegetal ou Reino Plantae, que estuda as estruturas dos vegetais, suas fisiologias, características de identificação e relações ecológicas. Por meio da Botânica, é possível explorar os estudos dos vegetais e relacioná-los com a preservação e o equilíbrio do meio ambiente (DORNELLES, 2008). Os conhecimentos botânicos permitem ampliar a compreensão relacionada ao meio ambiente e são fundamentais nos Anos Iniciais da Educação Básica, visto que, quanto mais cedo se iniciarem os estudos, mais fácil a conscientização ambiental daqueles que serão as gerações futuras. As crianças são a esperança de um mundo melhor e, desse modo, é essencial contribuir com o desenvolvimento de uma cultura científica, desde o início da Educação Básica (VENERANDO, 2020). Ao compreender a importância da Alfabetização Científica e do Ensino de Botânica, surgiu a preocupação quanto ao ensino e à aprendizagem desta ciência nos Anos Iniciais da Educação Básica (EB). Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, prioriza-se, de forma geral, o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática. Dessa maneira, as demais disciplinas curriculares são pouco trabalhadas, sendo necessário rever tal processo e contribuir com o Ensino de Ciências. De acordo com Chassot (2000), o desenvolvimento da AC proporciona a aquisição de conhecimentos, de modo a permitir aos alunos a compreensão de seu universo e a cultura na qual estão inseridos, como também contribuir com a sociedade e exercer a cidadania. Segundo Lima e Vasconcelos (2006), os professores dos Anos Iniciais se deparam com inúmeras dificuldades para tornar compreensíveis os conteúdos de ciências, podendo estar associada à falta de variação metodológica utilizada, muitas vezes focada apenas nos livros didáticos, necessitando buscar novos métodos. Diante disso, este Produto Técnico Tecnológico também contribuirá para que outros docentes possam adaptar e utilizar a sequência didática em suas aulas, instigando os alunos a observar, questionar e aprender satisfatoriamente. Ao constatar a importância da Alfabetização Científica, do Ensino da Botânica e a necessidade de preparar atividades e materiais que instiguem e despertem o interesse dos alunos, foi elaborado o presente Produto Educacional, na forma de Sequência Didática (SD), partindo dos princípios de Zabala (1998) e os Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Assim, os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, poderão desfrutar de uma aprendizagem prazerosa, com diversas atividades. Este Produto Técnico está vinculado à dissertação disponível em: https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes, em que o leitor encontra detalhes da pesquisa. Nas seções seguintes, abordamos uma síntese das fundamentações teóricas que embasaram este material e a SD na íntegra, com as atividades propostas. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura!