Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LUDITK, Willian Aparecido de Jesus"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Ensino de matemática Financeira por meio das calculadoras científica e hp 120: proposta de uma sequencia didática a licenciados em matemática.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) LUDITK, Willian Aparecido de Jesus; NETO, João Coelho; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; NETO, João Coelho; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; ESTEVAM, Everton José Goldoni; http://lattes.cnpq.br/7355643831417416; FREITAS, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984
    Sendo desenvolvida em formato multipaper, a presente dissertação é composta por quatro artigos que formam o percurso investigativo desta pesquisa, que tem como objetivo geral desenvolver e analisar o potencial de uma Sequência Didática envolvendo as calculadoras científica e HP 12C®, com a utilização da abordagem metodológica de ensino de Integração Conciliadora para ensinar matemática financeira em cursos de Licenciatura em Matemática. Desta forma, o primeiro artigo elaborado apresenta um mapeamento baseado nas etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura em periódicos nacionais. Como resultados identificou-se a carência de produções referentes ao ensino de matemática financeira voltado à licenciatura em Matemática, fato este que serviu de justificativa para a presente pesquisa. O segundo artigo, também de fundamentação teórica, apresenta uma síntese dos principais fatos tangentes ao desenvolvimento histórico da matemática financeira. A partir dos estudos providos pelos artigos anteriores, foi elaborada uma Sequência Didática para o ensino de matemática financeira utilizando-se da abordagem metodológica de ensino para uma Integração Conciliadora, tendo uma síntese deste trabalho, no qual evidencia-se aspectos da abordagem metodológica utilizada, as situações-problema propostas, estrutura desenvolvida, além de outros elementos didático-metodológicos que englobam a construção da Sequência Didática. Esta síntese compõe o terceiro artigo. Por fim, o quarto artigo apresenta os resultados de uma implementação indireta desta Sequência Didática, a qual foi realizada por profissionais da área de Matemática. Como resultados desta pesquisa, salienta-se que a matemática financeira encontra-se como obrigatória durante quase todos os anos da Educação Básica e, ainda, é parte integrante do currículo de diversos cursos de bacharelado como Administração, Economia e Ciências Contábeis, formando, portanto, um vasto campo de atuação ao futuro professor de Matemática. Desta forma, destaca-se que a Produção Técnica Educacional é composta com base em uma abordagem diferenciada, que se encontra fundamentada didática e curricularmente para o ensino de matemática financeira com o auxílio da calculadora científica e da calculadora HP 12C®, para que deste modo possa dar embasamento teórico, didático e metodológico para o ensino de matemática financeira a licenciandos em Matemática.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Sequência didática para o ensino de matemática financeira com auxílio das calculadoras científica e hp 120.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) LUDITK, Willian Aparecido de Jesus; NETO, João Coelho; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577
    Não se aplica resumo.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube