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Navegando por Autor "Leite, Maria Augusta Cássia de Aguiar"

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    A violência contra a mulher em letra de música: uma proposta didática para o desenvolvimento da leitura de alunos da educação básica
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Leite, Maria Augusta Cássia de Aguiar; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Silva, Fernando Moreno da
    O objetivo deste trabalho é investigar as capacidades que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apresentam para leitura do gênero letra de música, principalmente as capacidades de ação. A intenção é compreender se os alunos apreendem, na prática da leitura, que a letra de música pode ser um instrumento de discussão, de denúncia e de combate a problemas sociais como: a violência contra a mulher. Atrelado a este objetivo, como obrigatoriedade do PROFLETRAS, apresenta-se uma proposta de intervenção didática direcionada à melhoria dos problemas vivenciados pelo professor/pesquisador nas salas de aula da educação básica, no caso, de forma mais específica, o baixo nível de compreensão leitora dos alunos. A referida proposta interventiva está configura em Caderno didático. Todo processo, de pesquisa e construção do Caderno, sustenta-se nos preceitos teóricometodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, com adaptações, uma vez que a proposta do grupo genebrino se centra no trabalho com a produção textual, em nosso caso, o foco é a prática discursiva da leitura. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e configura-se em uma pesquisa-ação. Para alcançar o objetivo de pesquisa, implementou-se uma atividade diagnóstica, para um conjunto de alunos, de forma não presencial, diante do contexto de pandemia em 2020, e os resultados demonstram que os participantes apresentam deficiências na compreensão leitora, sobretudo, na apreensão da temática em abordagem nas letras de músicas. Nesse sentido, reforça-se a importância da proposta de intervenção construída, tanto pela necessidade de aprimorar a leitura, como pela abordagem do tema violência, assunto que eclode do contexto social, clamando por uma intervenção. Ressalta-se, dentro da constituição de uma pesquisa-ação, que a professora/pesquisadora aprimorou sua formação docente, com destaque para as ações de transformação do planejado inicialmente no projeto de pesquisa para o que foi possível realizar dentro da situação do ano letivo de 2020.
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