Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lima, César Augusto de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na geografia escolar
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, César Augusto de; Ludka, Vanessa Maria; http://lattes.cnpq.br/9633043014986675
    Não apresenta resumo
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Proposta de um manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na geografia escolar
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, César Augusto de; Ludka, Vanessa Maria; http://lattes.cnpq.br/9633043014986675; Ludka, Vanessa Maria; Fraga, Nilson Cesar; Araújo, Roberta Negrão de
    A agroecologia é uma área de estudo que incentiva o equilíbrio entre o agricultor e o meio ambiente no qual ele produz, conservando o ecossistema, a biodiversidade, os recursos naturais, incluindo a preservação de práticas tradicionais de cultivo de plantas e sementes, destacando o modelo agroecológico como a agricultura com perspectiva sustentável. Ao longo do processo de formação acadêmica, evidenciou- se a ausência da temática da agroecologia para o ensino da Geografia escolar. Diante disso, salientou-se a necessidade da produção de um novo material didático para este meio, afim de suprir a ausência de matérias didáticos da temática na escola. A agroecologia se apresenta como área de conhecimento promissora para o campo do ensino, e a Geografia possui grande potencialidade para o ensino da mesma. A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de manual didático- pedagógico para o ensino da agroecologia para a Geografia Escolar. Metodologicamente, a pesquisa pautou-se na linha quali-quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação e coleta de dados, além da revisão sistemática de literatura. Inicialmente, foi aplicado um questionário diagnóstico com professores de Geografia para considerar a necessidade de trabalhar a temática em escolas do município de Cornélio Procópio-PR. Perante os dados coletados, se deu a elaboração de um manual didático-pedagógico de agroecologia para professores de Geografia, com propostas de atividades voltadas para os anos específicos do ensino fundamental e ensino médio, no qual sua finalidade é servir como suporte para o ensino da agroecologia nas aulas de Geografia. Diante dos resultados, considerou-se que o manual didático-pedagógico de agroecologia é uma ferramenta didática potencial para a Geografia Escolar.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube