Navegando por Autor "Lima, Juliana Garcia Martins de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaderno pedagógico: Círculo de leitura Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014).(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Juliana Garcia Martins de; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119Esta proposta didática é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), disponível em www.uenp.edu.br/profletras, sob o título “O Círculo de Leitura no ensino fundamental, séries finais: prática com Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes”. A proposta apresenta aos docentes da Educação Básica de ensino uma sequência de atividades de leitura literária da obra Memórias quase póstumas de Machado de Assis, de Álvaro Cardoso Gomes, destinada aos alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, anos finais. Objetiva a mediação de leitura literária e o desenvolvimento da competência literária desse estudante por meio da estratégia metodológica do Círculo de Leitura, sugerida por Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2014) e em Como criar círculos de leitura na sala de aula (2021). O propósito é o de analisar se essa metodologia, implantada na sala de aula e em determinado contexto escolar, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O caderno pedagógico está pautado nos pressupostos teóricos metodológicos que embasam as pesquisas de Rildo Cosson, cujas publicações têm contribuições significativas para a área da Educação, especialmente na proposição da sistematização da leitura literária relacionando práticas de leitura que contribuem para o letramento literário. A escolha do Círculo de Leitura estruturado se deu justamente por conta de seu caráter formativo, por contribuir para o desenvolvimento das competências literárias, linguísticas e das habilidades sociais dos estudantes. As atividades aqui desenvolvidas, abarcam, além dos benefícios elencados, a subjetividade do aluno, que é tão necessária e enriquecedora em atividades de compartilhamento de leitura e “a capacidade de extrair significados não só da superfície textual e imagética, mas também das estruturas profundas da língua e da imagem que dão sustento à obra estética e literária” (Mendes, 2019, p. 34). Sendo assim, o material foi elaborado observando-se as especificidades do texto literário, ou seja, a polissemia, os múltiplos sentidos, os vazios propositais deixados pelo autor. As atividades são voltadas à obra Memórias quase póstumas de Machado de Assis e sobre alguns contos de Machado, fundamentais no período da realização da modelagem para que o aluno possa entender a essência dessa biografia romanceada e mergulhar nas páginas intertextuais do romance de Gomes (2014).
- ItemO círculo de leitura no ensino fundamental, séries finais: prática com Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Juliana Garcia Martins de; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mota, Rildo José CossonEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Profletras/ UENP, na Linha de Atuação em “Estudos Literários”, de 2022 a 2024, com a proposta de investigação voltada ao desenvolvimento da educação literária, apontando como primordial a instrumentalização metodológica do professor para a formação do leitor literário no contexto escolar. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, e se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental - anos finais. Como objetivo geral, buscou-se responder à questão investigativa: para a mediação da leitura literária no contexto escolar, a metodologia de ensino do Círculo de Leitura (Cosson, 2014, 2021) tem a potencialidade de promover a escolarização do texto literário? Para tanto, o estudo discorre e reflete sobre o lugar da literatura no espaço escolar na contemporaneidade e ressalta o papel humanizador do texto literário como um direito alienável ao ser humano, a partir da indissociabilidade entre forma e conteúdo na construção de um texto de qualidade estética, conforme pressupostos defendidos por Candido (2004; 2011) e Jouve (2012). Pauta-se nas estratégias metodológicas do Círculo de Leitura (2014; 2021), propostas por Cosson, como essenciais para o desenvolvimento da educação literária e efetivação do letramento literário. Apresenta abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), à luz de uma análise sobre o apagamento da literatura no chão da escola, como reflexo também desse documento prescritivo. Retrata, ainda, considerando-se que a obra corpus faz releitura de textos machadianos, o valor do cânone na contemporaneidade, com os pressupostos de Calvino (2007) e Fritzen (2007), como defesa da necessidade de se preservar a memória dos clássicos no contexto escolar, por meio da leitura na íntegra dessas obras. Como resultado, elaborou-se um caderno de atividades, a partir da obra corpus Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes, considerada uma biografia romanceada sobre a vida e obra do escritor carioca, e que compõe a coleção “Meu amigo escritor” e o acervo do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) Literário, Ensino Fundamental, anos finais. O romance apresenta qualidade estética e por meio da intertextualidade promove a iniciação do aluno de Ensino Fundamental, anos finais, ao estilo machadiano de escrever, tendo contato com a sutileza da linguagem irônica, a densidade psicológica das personagens e o diálogo entre narrador e personagem.