Navegando por Autor "Lima, Leda Maria Camargo da Costa"
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- ItemO gênero notícia: ressignificação do material de apoio ao Currículo do estado de São Paulo a partir da metodologia das sequências didáticas de gêneros(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Lima, Leda Maria Camargo da Costa; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Storto, Letícia Jovelina; Silva, Kleber Aparecido daEste trabalho é motivado por necessidades averiguadas pela nossa prática docente e também por indicadores internos e externos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. A pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, centra-se em uma proposta de intervenção orientada pela adaptação do Material de Apoio ao Currículo do estado de São Paulo (MAC-SP), no que se refere à didatização do gênero “notícia”, objeto de ensino do 7º ano, a partir dos preceitos sociointeracionistas da metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). A finalidade dessa proposta é transformar a notícia em uma ferramenta de interação dentro do contexto escolar, tomando como ponto de referência os fatos da comunidade escolar e tornando, dessa forma, o ensino desse gênero menos artificial. Como objetivo central de pesquisa, nos propomos a avaliar e validar a adaptação do MAC-SP, Língua Portuguesa, 7º ano do Ensino Fundamental, volume 2, fundamentada na metodologia das SDG. Como objetivos específicos temos: a) descrever as características contextuais, discursivas, linguísticas do gênero “notícia” e selecionar as suas dimensões ensináveis para o contexto de intervenção; b) analisar como o objeto de ensino “notícia” é didatizado no MAC-SP; c) diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos em relação a esse gênero; d) elaborar e desenvolver um projeto de ensino pautado nas sequências didáticas de gêneros, que aprimore o processo de didatização do gênero no MAC-SP; e) analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação ao gênero “notícia”, após a implementação do projeto de ensino; f) comparar o projeto de ensino desenvolvido com a didatização feita pelo MAC-SP, a fim de validar a adaptação feita e depreender discussões que possam ajudar no possível aprimoramento do material. A base teórica que norteia a pesquisa são os trabalhos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), sobretudo, sua vertente direcionada à Didática das Línguas (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). A leitura de alguns autores ajudou na composição do referencial teórico, dentre eles: Antunes (2010); Bakthin (2003); Barros e Rios-Registro (2014); Bronckart (2006); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Faria e Zanchetta Junior (2007); Geraldi (2006); Nascimento e Rojo (2016) e Possenti (2012). Metodologicamente a pesquisa fundamenta-se na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Ao final da pesquisa, observamos que, a adaptação do material, por meio da SDG, contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, uma vez que eles se apropriaram de práticas de linguagem pertinentes à escrita do gênero “notícia”.