Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marcelino, Carolina Guarini"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Transposição didática do tema “água”: um manual de uma sequência didática para o ensino fundamental e médio
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Marcelino, Carolina Guarini; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Poletto, Rodrigo de Souza; Oliveira, André Luis de
    A Educação Ambiental (EA) deve ser implementada, de forma transversal e interdisciplinar, em todos os níveis de Ensino, elencada em questões ambientais, sociais, culturais, políticas e econômicas. Abordagens metodológicas diferenciadas, como a Transposição Didática (TD), pode aproximar o conhecimento escolar, da Educação Básica (EB), com o conhecimento científico, do Ensino Superior (ES). A temática Água, por meio da TD, pode favorecer a promoção da EA, superando o uso de abordagens tradicionais que tendem a ser reducionistas e pontuais. Objetivou-se a construção e a implementação de um manual de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema “Água” para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, em duas Escolas Estaduais, além da percepção acerca da possível aproximação do conhecimento científico com o conhecimento escolar, por meio da TD, vinculadas a promoção da EA. Para a composição da SD, aproximamos o conhecimento científico da Ecologia e outras disciplinas afins do ES, com o contexto escolar e cotidiano dos alunos do EF II e do EM, por meio do tema transversal e interdisciplinar Educação Ambiental (EA). No período de março a abril de 2018 foram ministradas atividades com a temática “água” vinculada às disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente para o 6º ano do EF II e 1º ano do EM, de duas escolas estaduais de Santo Antônio da Platina-PR. O conteúdo teórico incluiu Poluição da Água, Doenças veiculadas pela Água, o Ciclo da Água, a Importância da água nos Seres Vivos e o Saneamento Básico. A SD teve como elementos teóricos norteadores, os princípios de Zaballa e envolveu debates, diálogo, trabalho em grupo e pesquisas bibliográficas, de modo a desenvolver uma reflexão ambiental. Os resultados foram divididos em três perspectivas: I) Levantamento da literatura dos livros didáticos da EB e do ES; II) Entrevista dos professores na sondagem inicial; e III) Análise Textual Discursiva (ATD) das atividades dos alunos na SD. Os resultados foram organizados em categorias, subcategorias e unidades de análise. Percebemos que a SD proporcionou impactos positivos pelo conteúdo tratado e pelas atividades diferenciadas. Em contrapartida, percebemos que os alunos não estavam habituados com abordagens metodológicas diferenciadas, necessitando que a reflexão para o pensamento crítico e para as questões prementes da EA/EAE fossem retomadas. Diante dos objetivos propostos, afirmamos que houve incompletude dos critérios objetivados nas atividades da SD, e que refletiriam a desejada TD dos conteúdos específicos do ES e das noções fundamentais da EA, previstos para a temática “Água”. Inferimos que houve apropriação de conhecimentos científicos por meio da implementação da SD, porém, com lacunas no campo da Educação Ambiental Emancipatória (EAE).
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube