Navegando por Autor "NIEVES, Jesús David Perilla"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCompreensão e construção de conceitos biologicos a partir das tdic baseadas no modelo tpack (trchnological pedagocical and content knowledge.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) NIEVES, Jesús David Perilla; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; ROSA, Selma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7092445676772842; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; PIRATELLO, Marcus Vinicius; http://lattes.cnpq.br/3173086425883400; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577Considerando o contínuo processo de desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e suas implicações para o campo educacional, é necessário que os profissionais docentes não apenas as conheçam, mas também saibam utilizar pedagogicamente as possibilidades que elas oferecem. É nesse sentido que a pesquisa proposta, de natureza qualitativa, visa investigar a utilização das TDIC na compreensão e construção de conceitos biológicos, por alunos de graduação em biologia, professores em formação inicial; orientando-se no referencial teóricometodológicas do modelo Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK, sigla em inglês). Para isso, foi realizada uma intervenção formativa, na forma de curso, com a participação de 20 alunos do décimo semestre da licenciatura em Biologia da Universidade Estadual Norte do Paraná, durante as semanas de 17 de outubro a 8 de novembro de 2022. Foram coletados dados por meio de questionários, e cujas respostas foram analisadas com base na análise de conteúdo, por meio das categorias: 1. Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação, que nos permitiu conhecer suas concepções, usos e os aspectos positivos e negativos, ou seja, um olhar conceitual de uma perspectiva didática. 2. Recursos Educativos, onde se evidenciou a utilização, relevância e necessidade dos recursos educativos, bem como competências e reflexões por parte dos professores na formação para a utilização otimizada dos recursos tecnológicos e educativos; e 3. Conhecimento Pedagógico, Tecnológico e do Conteúdo (TPACK), que foi uma das essências da formação no curso, uso e apropriação das TDIC com base no modelo.
- ItemCurso das tdic baseadas no modelo tpack (technological pedagogical and content knowledge): uso do ambiente virtual de aprendizagem (ava) ecosismweb.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) NIEVES, Jesús David Perilla; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083Não se aplica resumo.