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Navegando por Autor "Oliveira, Ariane Aparecida de"

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    Manual ilustrado: atividades para estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Oliveira, Ariane Aparecida de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500
    A aprendizagem da leitura e escrita é fundamental para todo o processo de aprendizagem da criança e requer habilidades preditoras para seu desenvolvimento. As habilidades metalinguísticas são consideradas essenciais para a aquisição da leitura e escrita, tanto para a fase inicial quanto para a fase mais avançada. Dentre as capacidades que compõem este grupo de habilidades, a consciência fonológica é classificada como a mais importante para a alfabetização, sobretudo na fase inicial. A consciência fonológica, por sua vez, também é composta por diversas outras habilidades. Devido ao caráter de habilidade preditiva, a consciência fonológica deve ser estimulada logo na fase da Educação Infantil, garantindo seu desenvolvimento e possibilitando a identificação e prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem. Fundamentando-se nestas questões e no aporte teórico estudado, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um manual ilustrado com atividades para o desenvolvimento de consciência fonológica para crianças na Educação Infantil e implementá-lo em um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. Foram estabelecidos como encaminhamentos metodológicos: a revisão narrativa de literatura, revisão sistemática de literatura, análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva - que estabeleceu categorias, subcategorias e unidades que permitiram avaliar a validade do material e do curso, além da elaboração do manual e curso de capacitação. O manual de atividades de estimulação em consciência fonológica foi composto de vinte e uma atividades que foram validadas em um curso de capacitação de professores da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia, realizado em cinco encontros. Antes da realização do curso foram coletados dados sobre os conhecimentos dos participantes sobre o tema, por meio de entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber a escassez de informações acerca da consciência fonológica, sobretudo quanto à aplicabilidade de atividades de estimulação em sala de aula. Após a implementação do manual no curso, os participantes responderam um questionário de avaliação e roteiro de avaliação de cada atividade do produto, demonstrando significativa mudança de percepção sobre os conceitos trabalhados, relacionando a consciência fonológica ao processo de alfabetização e atribuindo importância de ser trabalhada na Educação Infantil. Estas análises finais permitem concluir a validade desta pesquisa.
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    Proposta para estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Oliveira, Ariane Aparecida de; Blanco; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Moreno, Fernando; Oliveira, Jaima Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão de
    A aprendizagem da leitura e escrita é fundamental para todo o processo de aprendizagem da criança e requer habilidades preditoras para seu desenvolvimento. As habilidades metalinguísticas são consideradas essenciais para a aquisição da leitura e escrita, tanto para a fase inicial quanto para a fase mais avançada. Dentre as capacidades que compõem este grupo de habilidades, a consciência fonológica é classificada como a mais importante para a alfabetização, sobretudo na fase inicial. A consciência fonológica, por sua vez, também é composta por diversas outras habilidades. Devido ao caráter de habilidade preditiva, a consciência fonológica deve ser estimulada logo na fase da Educação Infantil, garantindo seu desenvolvimento e possibilitando a identificação e prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem. Fundamentando-se nestas questões e no aporte teórico estudado, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um manual ilustrado com atividades para o desenvolvimento de consciência fonológica para crianças na Educação Infantil e implementá-lo em um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. Foram estabelecidos como encaminhamentos metodológicos: a revisão narrativa de literatura, revisão sistemática de literatura, análise de dados por meio da Análise Textual Discursiva - que estabeleceu categorias, subcategorias e unidades que permitiram avaliar a validade do material e do curso, além da elaboração do manual e curso de capacitação. O manual de atividades de estimulação em consciência fonológica foi composto de vinte e uma atividades que foram validadas em um curso de capacitação de professores da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia, realizado em cinco encontros. Antes da realização do curso foram coletados dados sobre os conhecimentos dos participantes sobre o tema, por meio de entrevista semiestruturada. Pôde-se perceber a escassez de informações acerca da consciência fonológica, sobretudo quanto à aplicabilidade de atividades de estimulação em sala de aula. Após a implementação do manual no curso, os participantes responderam um questionário de avaliação e roteiro de avaliação de cada atividade do produto, demonstrando significativa mudança de percepção sobre os conceitos trabalhados, relacionando a consciência fonológica ao processo de alfabetização e atribuindo importância de ser trabalhada na Educação Infantil. Estas análises finais permitem concluir a validade desta pesquisa.
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