Navegando por Autor "Pinto, Mariene Cristina Milanesi"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO gênero verbete enciclopédico como objeto de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pinto, Mariene Cristina Milanesi; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Manzoni, Rosa Maria; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraO objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, de cunho interventivo, é validar a elaboração de uma SDG, elaborada pela pesquisa, voltada para o ensino do gênero verbete enciclopédico, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse material didático é ancorado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011; DE PIETRO, 2014; BARROS 2020; CORDEIRO, 2016) criada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCART, 2003), fundamentação teórica que direciona este trabalho. A pesquisa também busca aportes teóricos em estudiosos que direcionam o ensino da língua por uma visão interacionista, como Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008, 2010), e em trabalhos que concebem o ensino e aprendizagem da produção textual como processo/trabalho: Menegassi (2010), Mafra e Barros (2017) e Antunes (2010), entre outros. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) modelizar, teórico e didaticamente, o gênero verbete enciclopédico; b) elaborar o caderno pedagógico para o ensino do gênero; c) analisar o processo de transposição do gênero, de objeto social de referência a objeto a ensinar, concretizado na elaboração do caderno pedagógico; d) analisar o material didático produzido tendo como base os princípios teórico-metodológicos que regem a metodologia das sequências didáticas de gêneros; e) analisar o material com base nas capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades didáticas; f) elaborar uma versão final do caderno pedagógico (Caderno do Professor e Caderno do Aluno) já validado pela pesquisa. Ao final do processo de validação, concluímos que a sequência didática do gênero verbete enciclopédico elaborada pela pesquisa mostrase congruente com os propósitos estabelecidos pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. Dessa forma, a SDG do gênero verbete enciclopédico oportuniza a apropriação de práticas de linguagem relevantes ao estudo do gênero e viabiliza o seu desenvolvimento em sala de aula.