Navegando por Autor "Praxedes, Jennifer Guimarães"
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- ItemManual didático pedagógico atividades para alfabetização e letramento a partir dos textos de tradição oral(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Praxedes, Jennifer Guimarães; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Este manual foi elaborado a partir da perspectiva teórica de alfabetização e letramento que compreende ambos como processos diferentes, mas que integram um mesmo processo pedagógico. O termo alfabetização é definido por Soares (2020) como Processo de apropriação da “tecnologia da escrita”, isto é, do conjunto de técnicas- procedimentos, habilidades- necessárias para a prática da leitura e da escrita: domínio do sistema de representação que é a escrita alfabética e das normas ortográficas; habilidades motoras de uso de instrumentos de escrita (lápis, caneta, borracha...); aquisição de modos de escrever e de modos de ler- aprendizagem de uma certa postura corporal adequada para escrever ou para ler; habilidade de escrever ou de ler, seguindo convenções da escrita, tais como: a direção correta da escrita na página (de cima para baixo, da esquerda para a direita); a organização espacial do texto na página; a manipulação correta e adequada (SOARES, 2020, p.27). Já o letramento, segundo a autora, pode ser compreendido como a capacidade de uso da escrita para inserir-se nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, o que inclui a habilidade de interpretar e produzir diferentes tipos de gêneros textuais; da capacidade de ler ou escrever com variadas finalidades, quais sejam se comunicar, de informar, interagir, informar-se, divertir-se, ampliar conhecimento, entre outros (SOARES, 2020). Apesar de serem processos com significados linguísticos e cognitivos distintos, são simultâneos e interdependentes. Sendo assim, a aquisição da tecnologia da escrita não precede nem é pré-requisito para o letramento, portanto, aprende-se a ler e a escrever envolvendo-se nas práticas de letramento, de leitura e de produção de textos reais. O conceito de letramento, como delineado por Piccoli et al. (2012), introduziu a ideia de que os aspectos sociais desempenham um papel fundamental na compreensão da leitura e escrita. A definição tradicional de alfabetização e letramento, conforme apresentada pelas autoras, pode ser substituída pelo conceito de alfabetismo em uso, que se desenvolve no contexto das práticas sociais, conferindo significado à leitura e à escrita dentro de uma cultura específica. A articulação entre alfabetização e letramento, de acordo com Soares (2020), pode ser possibilitada por meio do texto. Assim sendo, o processo de letramento é o desenvolvimento da habilidade de leitura, interpretação e produção de texto, já da alfabetização, com apoio no texto, ocorre com a sistematização do sistema alfabético, imprescindível para que o aluno seja capaz de ler e escrever os textos. Com isso, são processos interdependentes. Reis et al. (2013) defendem que a alfabetização deve ser com e para o letramento. Tem-se, desta forma, a compreensão da necessidade de aprendizagem da escrita não apenas para a alfabetização, mas para o exercício da cidadania, que se inicia ainda nos primeiros anos de escolarização do ensino fundamental, uma vez que, de acordo com Morais et al. (2007), a escrita condiciona a aquisição de informações na sociedade e compreende a aquisição de conhecimentos.
- ItemO ensino da alfabetização e do letramento por gêneros de tradição oral: implicações para a formação docente(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Praxedes, Jennifer Guimarães; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Franco; Araújo, Roberta Negrão de; Franco, Sandra Aparecida Pires; Blanco, Marília BazanA presente pesquisa investiga a relação entre alfabetização e letramento. Assim, discorre sobre os aspectos fundamentais dos referidos processos, apresentando a relevância das práticas pedagógicas de alfabetização se constituírem a partir de práticas reais de letramento, haja vista que, apesar de distintos, são indissociáveis. Destaca, ainda, a relevância da formação continuada do professor como possibilidade de acesso a conhecimentos teórico-práticos acerca da temática. Neste cenário, o estudo tem como objetivo geral desenvolver um manual didático- pedagógico para ensino da alfabetização e letramento, tendo como centralidade os textos de tradição oral, especificamente parlendas, cantigas e trava-línguas, que se consolidam por meio dos gêneros textuais. Assume-se a perspectiva teórica de alfabetização e letramento a partir do uso dos textos e pauta-se em autores como Soares (2021) e Morais (2019). Tal objetivo parte da questão investigativa que norteou tanto a pesquisa como o Produto Educacional: De que forma organizar o ensino para contemplar práticas de alfabetização e letramento? O produto, intitulado Manual didático-pedagógico: Atividades para alfabetização e letramento a partir de textos de tradição oral, foi aplicado e validado por meio de um curso de formação continuada. A coleta de dados foi realizada antes, durante a após a implementação do curso, mediante diferentes questionários. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD), bem como à luz dos referenciais utilizados. Evidenciou-se que embora as docentes tenham conhecimento sobre os conceitos de alfabetização e letramento, no que se refere à prática pedagógica apresentam dificuldades. Após a implementação do curso, além de compreenderem a relevância do trabalho indissociável entre alfabetização e letramento, puderam conhecer práticas que partem de textos de tradição oral, indicados pelos documentos curriculares oficiais vigentes: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP) para turmas de alfabetização (1º e 2º anos).