Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribeiro, Naiara Aparecida"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Ensino de equação do 1° grau por meio da história em quadrinhos: uma sequência didática
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Ribeiro, Naiara Aparecida; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577
    Esta pesquisa visa investigar como se dá a elaboração de uma Sequência Didática por meio da História em Quadrinhos para o ensino do conteúdo de Equação do 1° Grau a educandos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como analisar a influência desse recurso didático para o ensino desse conhecimento matemático. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Equação do 1º Grau e no gênero de História em Quadrinhos. Na pesquisa é apresentado encaminhamento metodológico de pesquisa, de elaboração de sequência didática e de análise dos dados. A relevância desta pesquisa fundamenta-se na importância desse conteúdo não somente na Matemática, mas para diversas áreas do conhecimento humano, ao passo que seu ensino tem se mostrado enfadonho, ocasionando falta de interesse por parte dos educandos nas aulas. Em razão desse contexto, procurou-se desenvolver uma sequência didática por meio de uma história em quadrinhos, com o intuito de chamar a atenção dos educandos, bem como instigálos a uma efetiva participação nas aulas, já que esse gênero é familiar a eles. Essa pesquisa possui natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Este trabalho apresenta também uma Revisão Sistemática de Literatura (Kitchenham, 2004), cujo foco é investigar o que vem sendo produzido em relação a esse tema no cenário nacional. Na elaboração da história em quadrinhos envolvendo Equação do 1º Grau foi utilizado o referencial de Zabala (2010). A aplicação do produto educacional ocorreu em uma escola estadual do norte do Paraná, com 32 educandos de um 7° ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados na aplicação do produto educacional foram analisados à luz da teoria da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisadas atividades de 20 educandos. Diante dos resultados encontrados pode-se destacar que o produto viabilizou a efetiva aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo abordado; motivou-os a estudar o conteúdo matemático; estimulou participação ativa dos educandos nas aulas, inclusive de educandos mais tímidos e pouco participativos. É possível inferir, portanto, que os resultados apresentados na análise dos dados foram satisfatórios visto que a maioria das atividades foi desenvolvida de maneira adequada. A partir desse resultado é plausível afirmar que o Produto Educacional elaborado auxiliou a aprendizagem do conteúdo de Equação do 1° Grau, por meio de História em Quadrinhos, contribuindo para um melhor entendimento da Matemática.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Ensino de equação do 1° grau por meio da história em quadrinhos: uma sequência didática
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Ribeiro, Naiara Aparecida; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas, Simone; Borssoi, Adriana Helena; Nascimento, William Junior do
    Esta pesquisa visa investigar como se dá a elaboração de uma Sequência Didática por meio da História em Quadrinhos para o ensino do conteúdo de Equação do 1° Grau a educandos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como analisar a influência desse recurso didático para o ensino desse conhecimento matemático. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Equação do 1º Grau e no gênero de História em Quadrinhos. Na pesquisa é apresentado encaminhamento metodológico de pesquisa, de elaboração de sequência didática e de análise dos dados. A relevância desta pesquisa fundamenta-se na importância desse conteúdo não somente na Matemática, mas para diversas áreas do conhecimento humano, ao passo que seu ensino tem se mostrado enfadonho, ocasionando falta de interesse por parte dos educandos nas aulas. Em razão desse contexto, procurou-se desenvolver uma sequência didática por meio de uma história em quadrinhos, com o intuito de chamar a atenção dos educandos, bem como instigálos a uma efetiva participação nas aulas, já que esse gênero é familiar a eles. Essa pesquisa possui natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Este trabalho apresenta também uma Revisão Sistemática de Literatura (Kitchenham, 2004), cujo foco é investigar o que vem sendo produzido em relação a esse tema no cenário nacional. Na elaboração da história em quadrinhos envolvendo Equação do 1º Grau foi utilizado o referencial de Zabala (2010). A aplicação do produto educacional ocorreu em uma escola estadual do norte do Paraná, com 32 educandos de um 7° ano do Ensino Fundamental. Os dados coletados na aplicação do produto educacional foram analisados à luz da teoria da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisadas atividades de 20 educandos. Diante dos resultados encontrados pode-se destacar que o produto viabilizou a efetiva aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo abordado; motivou-os a estudar o conteúdo matemático; estimulou participação ativa dos educandos nas aulas, inclusive de educandos mais tímidos e pouco participativos. É possível inferir, portanto, que os resultados apresentados na análise dos dados foram satisfatórios visto que a maioria das atividades foi desenvolvida de maneira adequada. A partir desse resultado é plausível afirmar que o Produto Educacional elaborado auxiliou a aprendizagem do conteúdo de Equação do 1° Grau, por meio de História em Quadrinhos, contribuindo para um melhor entendimento da Matemática.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube