Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Juliana Graciola"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Geometria e percepção visual voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) SILVA, Juliana Graciola; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; GOMES, Maria Alexandra Oliveira; ARAÚJO, Roberta Negrão de
    Nos primeiros anos do Ensino Fundamental é importante que a criança tenha constante contato com a Geometria pois, por meio dela e, explorando sua criatividade, seu ensino poderá auxiliar, também, no desenvolvimento de habilidades na construção dos números e na compreensão da álgebra. Diante dessa necessidade, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de elaborar um manual pedagógico ilustrado, contendo atividades e jogos didáticos, voltados a alunos do do 1º ano do Ensino Fundamental, para promover o desenvolvimento de habilidades atinentes à percepção visual no ensino da Geometria, por meio de materiais manipuláveis. Os aportes teóricos articulados nesta pesquisa foram voltados para o ensino da geometria e sua breve explanação histórica segundo os documentos oficiais; visualização em geometria segundo Gutiérrez (1996); a visualização geométrica segundo Presmeg (2006); a importância dos jogos e atividades lúdicas didáticas no Ensino da Matemática, materiais manipuláveis e seus benefícios no ensino de geometria. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Geometria. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo e contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica, revisão bibliográfica, elaboração do produto educacional que delineou a produção das atividades para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram análisados à luz da Análise Textual Discursiva. A análise dos dados indicou que que as atividades apresentadas no Manual Pedagógico Ilustrado estavam adequadas para aprendizagem dos conteúdos de Geometria, especialmente em relação as habilidades de percepção visual e aos objetivos de aprendizagem propostos em cada atividade ou jogo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Manual pedagógico ilustrado para o desenvolvimento da geometria e percepção visual voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) SILVA, Juliana Graciola; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577
    Não apresenta resumo.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube