Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Ana Carolina de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Por uma biblioteca viva: uma proposta para o ensino da leitura
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) SOUSA, Ana Carolina de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; DUARTE, Patrícia Cristina de Oliveira; STORTO, Letícia Jovelina
    A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Com a intenção de promover que as bibliotecas possam ser um espaço de desenvolvimento da prática discursiva da leitura, desenvolvemos uma pesquisaação, visando responder a seguinte questão: De que forma a metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura pode contribuir, para que o orientador de atividades em biblioteca auxilie a criança no aprimoramento da compreensão leitora? Assim, o objetivo geral é elaborar uma proposta teóricometodológica, destinada a orientadores de atividade, para o ensino de leitura de crianças de 10 a 12 anos de idade, atendidas em ambiente de biblioteca. A proposta ancora-se na metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura (SOLÉ, 1998; FUZA; MENEGASSI, 2017; FUZA; MENEGASSI, 2018) e tem como eixo organizador o conto maravilhoso. Para que pudéssemos responder à pergunta orientadora elaboramos e implementamos uma proposta teórico-metodológica diagnóstica. Os participantes são cinco crianças que já apresentavam o hábito de frequentar a biblioteca, emprestar livros e participar de ações de promoção do leitor. Os resultados das análises sobre as respostas apresentadas pelos participantes demonstram que a metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura pode contribuir para que o orientador de atividades em biblioteca auxilie a criança no desenvolvimento da compreensão leitora. Nesse sentido, em busca de um aprimoramento, elaboramos uma nova proposta, a qual, sedimenta-se, então, como nosso Produto Educacional, estruturado em um Caderno didático.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Uma proposta para o ensino da leitura na biblioteca
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) SOUSA, Ana Carolina de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515
    Não apresenta resumo.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube