Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, Carla Aparecida Nunes de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    A redação do ENEM: uma proposta de intervenção didática hospedada em ambiente virtual de aprendizagem
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) SOUZA, Carla Aparecida Nunes de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer,, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi,, Márcia Cristina Greco; Barros,, Eliana Merlin Deganutti de
    A presente Dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa e de cunho interventivo. Fundamenta-se na pesquisa-ação, tendo em vista a problemática a partir da observação do contexto de sala de ula em que constatamos a necessidade de desenvolver/aprimorar as capacidades de linguagem para a produção textual da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como de aprimorar nossa prática docente para o ensino de produção textual. Somado-se a essa problemática, vivenciamos a partir do ano de 2020 o contexto pandêmico, que exigiu de alguns segmentos da sociedade mudanças de posturas para o enfrentamento ao Coronavírus. Tal cenário evidenciou também a necessidade de metodologias que utilizassem plataformas virtuais como recursos para o ensino da escrita, visto que este passou a acontecer em grande parte por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Sendo assim, buscamos com a pesquisa respostas para a seguinte questão: como o aluno do ensino médio (EM) pode desenvolver capacidades de linguagem para a produção textual da redação do ENEM em um processo de ensino híbrido, que envolve a participação em uma sequência didática de gêneros (SDG) hospedada em um AVA? Os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam esse trabalho ancoram-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), e sua vertente didática fundamentada na metodologia das SDG (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). Nosso objetivo propositivo como pesquisadora e professora da educação básica é elaborar uma SDG, hospedá-la em uma AVA, a fim de desenvolver capacidades de linguagem dos alunos para a produção da redação do ENEM. Tencionamos, ainda, contribuir para a ampliação da ação docente frente aos novos contextos educacionais (ensino híbrido, remoto e EAD). Para atingir o objetivo de pesquisa, primeiramente, realizamos a modelização do gênero redação do ENEM; em seguida, construímos uma SDG, a qual hospedamos em um AVA. A implementação da SDG/Curso ocorreu no segundo semestre de 2021, com alunos dos terceiros anos de um colégio da cidade de Andirá. As análises da implementação culminaram com o aprimoramento da SDG/Curso-piloto, transformando-a em produto técnico educacional (PTE), com orientações aos professores para a sua implementação. Os resultados indicam um aprimoramento nas capacidades de linguagem dos alunos para a produção da Redação do ENEM e também enriquecimento teórico-metodológico na professora-pesquisadora.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube