Navegando por Autor "Sacardo, Milena"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação e axiologia: formação para professores que ensinam ciência nos anos inicias do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577Não tem resumo
- ItemAvaliação educacional e axiologia relacional pedagógica : uma proposta de formação para professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Luccas , Simone; Pereira , Ana Lúcia; Lucas, Lucken BuenoO ato avaliativo pertence aos seres humanos e se faz presente no cotidiano escolar. Documentos oficiais norteadores da educação, em aspecto nacional e estadual, apresentam a avaliação como um processo formativo qualitativo, cuja responsabilidade é atribuída ao professor, e possui a finalidade de investigar (in)satisfatoriedades dos processos de ensino e de aprendizagem. Vale destacar que autores que discutem a temática avaliativa, como (Luckesi (2018); e Carvalho e Gil-Pérez (2011), apontam fragilidades no processo de formação de professores no que diz respeito às avaliações. Devido à complexidade e relevância dessa temática, nesta pesquisa, buscou-se investigar quais valores relacionais poderiam ser evidenciados por professores que ensinavam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante as suas participações em um curso de formação continuada/em serviço, pautado na Axiologia Relacional Pedagógica (ARP), com vistas à compreensão do processo da Avaliação Educacional. Com intuito de identificar os valores relacionais evidenciados por esses professores, as atividades propostas durante o curso foram analisadas à luz do instrumento analítico-axiológico de Lucas (2014) e mediante os fundamentos teóricos de Hadji (2001) e Zabala (1998). Por intermédio desse processo metodológico, foi possível notar que houve ampliação valorativa por parte das professoras participantes, pois as respostas delas indicaram que compreenderam o processo avaliativo na perspectiva axiológica. Com relação à Axiologia, as participantes compreenderam que não existe neutralidade no ambiente escolar, pois este é permeado por valores que, por sua vez, permeiam professores e alunos o tempo todo. Ao avaliar, o professor confere valor às produções dos alunos, expresso por uma “nota”, resultante de uma relação estabelecida entre eles, como apresenta a ARP. Além disso, o processo de análise dos dados permitiu detectar que os 5 valores relacionais que apresentaram maior incidência ao término do curso foram: finalidade da avaliação associada ao conhecimento aprendido pelo aluno; as relações/vínculo entre professor e aluno no processo avaliativo precisam ser consideras; a avaliação é um ato contínuo, sendo iniciada no primeiro dia letivo e encerrada no último dia; para os alunos a avaliação possui a finalidade de sinalizar se o alcance do aprendizado do conteúdo foi satisfatório ou não e as avaliações precisam priorizar o que é de conhecimento do aluno, considerando o que foi aprendido e o que consegue realizar, por meio de atividades que ele saiba como proceder. Nesse sentido, conclui-se que o curso favoreceu a compreensão da avaliação educacional, suas tipologias e finalidades, bem como do processo valorativo que envolve esse contexto e que, geralmente, apresenta-se implícito nas discussões. Além do mais, ele propiciou momentos de reflexões, trocas de experiências e formação adequada a respeito da avaliação educacional e de questões axiológicas.