Navegando por Autor "Silva, Bruna Beatriz Cavalline"
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- ItemFormação de professores para o ensino de língua portuguesa: compreensão de leitura para estudantes com deficiência intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Bruna Beatriz Cavalline; Blanco, Marília Bazan; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Blanco, Marília Bazan; Coelho Neto, João; Meletti, Silvia Márcia FerreiraO presente estudo discute a formação de professores para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva de inclusão de escolares com deficiência intelectual, de leve a moderada, buscando desenvolver a compreensão de leitura. A escolha do tema justifica-se pelas inquietações originadas na prática docente da pesquisadora, bem como pela necessidade de contribuir com os poucos estudos que abordam o trabalho de compreensão de leitura em estudantes com DI, confirmadas pelo mapeamento realizado nas produções brasileiras nos últimos dez anos. A pesquisa teve como norte a questão investigativa: De que forma um manual ilustrado pode contribuir para a ação docente diante da criança com deficiência intelectual na escola regular? Desta forma, tem como objetivo geral organizar um manual ilustrado com a finalidade de colaborar com o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a compreensão de leitura como categoria selecionada. Assim, por se tratar de um mestrado profissional e baseando-se na escassez de produções que contemplem a temática, foi elaborado um Produto Técnico-Tecnológico intitulado Manual Ilustrado: Atividades de Compreensão de Leitura para Escolares com Deficiência Intelectual. O manual foi implementado por meio de uma intervenção formativa, caracterizada como um curso, de forma presencial e foram abertas as inscrições a professores da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio. Para validação das atividades propostas no manual, estas foram desenvolvidas e avaliadas pelos participantes. Antes, durante e após o curso foram coletados dados. Estes constituíram o corpus de análise, realizada na perspectiva qualitativa, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com vistas à unitarização e à categorização de elementos identificados. Evidenciou-se que a inclusão ainda aflora diferentes formas de insegurança nos docentes, seja por falta de experiência ou por falta de conhecimento; entretanto, ao participarem de eventos de formação, pode-se adquirir e atualizar conceitos, além de esclarecer dúvidas, o que enriquece a prática docente. Também foi evidenciado que o referido manual pode contribuir para o ensino de compreensão de leitura para estudantes com deficiência intelectual.
- ItemManual ilustrado: atividades de compreensão de leitura para escolares com deficiência intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Bruna Beatriz Cavalline; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379De acordo com as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes1) (BRASIL, 2020), no Mestrado Profissional, é necessário que o mestrando desenvolva, além da dissertação, um produto/processo educacional (PE) entendido como uma produção técnica/tecnológica na Área de Ensino. Estes devem ser aplicáveis em contextos reais nos espaços de ensino formais e não formais por professores ou outros profissionais envolvidos. O presente Produto Técnico Tecnológico (PTT), desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – campus de Cornélio Procópio, consiste em um manual ilustrado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede básica de ensino, do município de Cornélio Procópio, Paraná. Este tem por objetivo capacitar os docentes a trabalharem com o ensino de Língua Portuguesa, ressaltando a compreensão de leitura na perspectiva inclusiva de alunos com diagnóstico de Deficiência Intelectual leve. Essa produção é componente da Dissertação “FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMPREENSÃO DE LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”, disponível em http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora: Bruna Beatriz Cavalline Silva, e-mail: bbcavalline@gmail.com O manual em questão encontra-se de acordo com a Plataforma Sucupira, no item I, definido como, [...] desenvolvimento de material didático e instrucional (propostas de ensino tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; material textual tais como manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e 1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo a expansão e consolidação da pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação Brasileira (BRASIL, 2001).paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares, dicionários, relatórios publicizados ou não, parciais ou finais de projetos encomendados sob demanda de órgãos públicos) (BRASIL, 2020, p.9). Nesse sentido, a fim de elaborar um PTT obtivemos como resultado este Manual Ilustrado. Para Bujes (2009) manual é entendido como obra que apresenta noções primordiais sobre uma ciência, uma técnica, cujo objetivo é de ofertar orientações básicas, meio de desempenhar determinada tarefa, servindo de suporte tutorial para executar alguma ação; e ainda um compêndio proposto a apresentar de maneira sucinta, um resumo sobre determinado assunto. O manual é um suporte ao trabalho docente, sendo constituído por meio de estudos, atividades e curiosidades. Ressalta-se que as atividades têm como propósito o evidenciar a importância das relações para a formação do sujeito, levando deste modo a sentir-se parte integrante do grupo. Destacamos ainda, que o material produzido não tem o intuito de engessar o trabalho docente, e tampouco, reduzi-lo a mera execução de atividades. Mas apresentar ampliar as possiblidades de atividades e intervenções que possam ser substituídas e adequadas conforme a necessidade e contexto do professor. Pretendemos que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental conheçam o manual e apliquem as atividades propostas em sala de aula. Ademais, o manual é composto por informações importantes a respeito da Deficiência Intelectual. Desta forma, além de se consistir como uma ferramenta de trabalho do professor, o Manual favorece para o conhecimento das potencialidades dos alunos com Deficiência Intelectual e formas de ensiná- los, avaliá-los, contribuindo na aprendizagem destes. Este Manual contém atividades que foram implementadas e analisadas em um curso de capacitação para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados de forma presencial na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – campus Cornélio Procópio. O curso teve a duração de 20 horas e ocorreu durante o mês de junho de 2022. O manual está organizado em três seções, além desta apresentação. A primeira objetiva apresentar as características da Deficiência Intelectual. Estando dividida em subseções em que serão apresentadas as leis que permeiam a inclusão e as possíveis adaptações curriculares. Salientamos que a ênfase deste material diz respeito a compreensão leitora. A segunda seção contém as instruções de uso. Logo, a terceira seção aborda as atividades que buscam desenvolver essa habilidade numa perspectiva inclusiva, esta poderão ser aplicadas pelo professor em sala de aula. Cada uma está fundamentada segundo a Base Nacional Comum Curricular, sendo assim, indicamos os objetivos, procedimentos e recursos.