Navegando por Autor "Souza, Michele Costa de"
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- ItemDificuldades de leitura: uma proposta de formação docente(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Souza, Michele Costa de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Oliveira, Jáima Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8137271342793052; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379A prática pedagógica passa por mudanças frequentes e novas estratégias e metodologias são criadas para proporcionar uma aprendizagem mais sólida. Mundialmente, o domínio da leitura e da linguagem escrita tem sido cada vez mais uma condição para a produção e acesso a informações e conhecimento, além da leitura também ser uma condição indispensável para o exercício da cidadania. Entretanto, as dificuldades de aprendizagem atingem muitas crianças nos primeiros seis anos de escolaridade e até 15% delas podem apresentar transtornos específicos de aprendizagem. Para diagnosticar e intervir nessas dificuldades, o atendimento multidisciplinar é necessário para avaliar e analisar as circunstâncias contextuais da criança, sendo a avaliação psicopedagógica fator de destaque nessa pesquisa. Fundamentando-se nestas questões e no aporte teórico estudado, o objetivo foi desenvolver um curso de capacitação para professores da rede básica sobre as dificuldades de leitura no município de Cornélio Procópio, Paraná. A análise de dados deu-se por meio da Análise Textual Discursiva - que estabeleceu categorias e unidades que permitiram avaliá-lo. A capacitação docente foi realizada em cinco encontros, utilizando-se do ensino on-line como adaptação em meio à pandemia de COVID-19. Analisou-se as percepções dos professores sobre quais as habilidades necessárias para a aquisição da leitura e os fatores que interferem nesse processo, foram discutidos os diferentes métodos de alfabetização, procedimentos de avaliação e intervenção direcionados para crianças com dificuldades de leitura. A partir dos resultados, identificou-se que o conteúdo abordado promoveu mudanças de percepção e contribuições positivas para a prática docente, fazendo com que a maioria dos professores passassem a considerar o método sintético com unidade de análise fonética e modalidade sensorial tradicional como mais adequado para o ensino da leitura.