Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TALHETTI, Giselle Herbella do Prado"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Sexualidade e ensino de ciências: possibilidades na formação de pedagogos
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) TALHETTI, Giselle Herbella do Prado; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; JUNIOR, Álvaro Lorencini; LUCAS, Lucken Bueno
    A presente pesquisa investiga o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à Sexualidade e, ainda, de que forma a licenciatura em Pedagogia contempla a referida temática. Assim, teve como objetivo elaborar e aplicar um Guia Didático contendo referencial teórico e atividades que poderão ser utilizadas no ensino do referido componente curricular. Para atingir este objetivo, o estudo teve como norte a questão investigativa: Quais as percepções de professores e futuros professores sobre a temática Sexualidade, mediante a participação em um curso pautado em um Guia Didático voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental? A Revisão de Literatura realizada indicou que, embora haja estudos na área, são poucos os que contemplam a temática na etapa e na fase selecionadas. Evidenciou-se, ainda, a insuficiente carga horária voltada para o ensino de Ciências nos cursos de Licencitura investigados, bem como a forma que tal temática é abordada nos livros didáticos adotados. Diante deste contexto, foi organizado o referencial teórico a partir de revisão de literatura, fundamentada em estudos anteriormente desenvolvidos, bem como nos documentos curriculares oficiais. Tal referencial subsidiou a elaboração do Produto Técnico Tecnológico, um material pedagógico intitulado Guia Didático para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Sexualidade e o Corpo Humano. Para a elaboração deste recorreu-se a livros paradidáticos e atividades propostas em sítios eletrônicos, fazendo a adequação aos documentos curriculares atuais, como também à faixa etária dos escolares. O guia foi implementado por meio de um curso formativo junto a licenciandos de Pedagogia e de professores em atuação. Os dados foram coletados por diferentes instrumentos e analisados considerando os pressupostos da AnáliseTextual Discursiva (ATD). Evidenciouse que, embora a temática seja contemplada no currículo e que mesmo com o acesso a recursos diferenciados, a temática Sexualidade ainda apresenta dificuldades em ser abordada nos anos inicias do Ensino Fundamental e que o guia didático organizado pode contribuir para seu ensino.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Sexualidade e ensino de ciências: possibilidades na formação de pedagogos.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) TALHETTI, Giselle Herbella do Prado; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; http://lattes.cnpq.br/0858496742334845; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083
    A presente pesquisa investiga o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à Sexualidade e, ainda, de que forma a licenciatura em Pedagogia contempla a referida temática. Assim, teve como objetivo elaborar e aplicar um Guia Didático contendo referencial teórico e atividades que poderão ser utilizadas no ensino do referido componente curricular. Para atingir este objetivo, o estudo teve como norte a questão investigativa: Quais as percepções de professores e futuros professores sobre a temática Sexualidade, mediante a participação em um curso pautado em um Guia Didático voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental? A Revisão de Literatura realizada indicou que, embora haja estudos na área, são poucos os que contemplam a temática na etapa e na fase selecionadas. Evidenciou-se, ainda, a insuficiente carga horária voltada para o ensino de Ciências nos cursos de Licencitura investigados, bem como a forma que tal temática é abordada nos livros didáticos adotados. Diante deste contexto, foi organizado o referencial teórico a partir de revisão de literatura, fundamentada em estudos anteriormente desenvolvidos, bem como nos documentos curriculares oficiais. Tal referencial subsidiou a elaboração do Produto Técnico Tecnológico, um material pedagógico intitulado Guia Didático para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Sexualidade e o Corpo Humano. Para a elaboração deste recorreu-se a livros paradidáticos e atividades propostas em sítios eletrônicos, fazendo a adequação aos documentos curriculares atuais, como também à faixa etária dos escolares. O guia foi implementado por meio de um curso formativo junto a licenciandos de Pedagogia e de professores em atuação. Os dados foram coletados por diferentes instrumentos e analisados considerando os pressupostos da AnáliseTextual Discursiva (ATD). Evidenciouse que, embora a temática seja contemplada no currículo e que mesmo com o acesso a recursos diferenciados, a temática Sexualidade ainda apresenta dificuldades em ser abordada nos anos inicias do Ensino Fundamental e que o guia didático organizado pode contribuir para seu ensino.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube