Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Zucolotto, Maira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Guia Pedagógico do Mestre: Role-playing Game (RPG) como meio para o trabalho com a oralidade em aulas de Língua Portuguesa
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Zucolotto, Maira; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Anecleto, Úrsula Cunha
    O presente trabalho apresenta uma possível abordagem de ensino/aprendizagem da oralidade por meio de um jogo interativo, mais especificamente o Role-playing Game (RPG) como meio pedagógico em aulas de Língua Portuguesa. O jogo foi escolhido por apresentar propriedades (expressividade oral, expressividade corporal, capacidade de simulação, interatividade, cooperativo e flexibilidade/ adequação) que garantem a oportunidade de associação e prática de oralidade, relevando, assim, aspectos importantes ao seu ensino, tais como atos linguísticos (fonologia, sintática e variedades linguísticas), paralinguísticos (gestos, movimentos corporais, mímica) e cinésicos (gestualidade, postura corporal, direcionamento do olhar, expressão facial). A pesquisa parte do seguinte problema: que aspectos e dimensões da oralidade são trabalhados no Guia Pedagógico do Mestre produzido? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar os aspectos e dimensões da oralidade trabalhadas no Guia Pedagógico do Mestre, contribuindo para o desenvolvimento da competência oral do falante/estudante a partir da concepção consciente dos aspectos expressivos e dimensões da oralidade em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, acredita-se no potencial de aplicabilidade do RPG. Para tanto, a pesquisa configura- se por uma abordagem qualitativa e descritiva sob o tipo de pesquisa, inicialmente, bibliográfica e documental acerca da oralidade, dos letramentos e do RPG. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração de um caderno pedagógico denominado “Guia Pedagógico do Mestre”, contendo uma aventura de RPG produzida para esse fim, sob perspectiva dos letramentos, composto de atividades que trabalham e desenvolvem as quatro dimensões envolvidas no desenvolvimento da linguagem oral, que são: (i) valorização de textos de tradição oral; (ii) oralização do texto escrito; (iii) valorização linguística e relações entre fala e escrita; (iv) produção e compreensão de gêneros orais. O caderno pedagógico foi desenvolvido para turmas de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, acreditando que o emprego do RPG no âmbito escolar potencializa a aprendizagem da oralidade. Dessa forma, a pesquisa apresenta estudos significativos da área, centralizando sua base teórica em concepções da oralidade, dos letramentos e do jogo RPG, o Guia Pedagógico do Mestre, apêndice A, e por fim, a análise do guia, validando a partir de princípios teórico-metodológicos capazes de trazer resultados para o âmbito do ensino da língua.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube