A formação do leitor e o campo artístico-literário: uma proposta para estudantes do 4º ano do ensino fundamental.
Carregando...
Data
2024
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Pela leitura é possível ampliar a visão de mundo, aguçar a criatividade e o senso crítico, bem como impulsionar o processo de aprendizagem. Entretanto, os índices de proficiência leitora são alarmantes, o que confirma que as metodologias utilizadas no ensino não têm sido eficazes. Tal situação remete à seguinte questão investigativa: De que forma os gêneros textuais do campo artístico-literário podem contribuir para desenvolver nos estudantes o interesse pela leitura e propiciar uma formação crítica? A partir deste questionamento propõe-se repensar a prática pedagógica e a necessidade de ações sistematizadas diante do eixo leitura. Assim, a presente pesquisa teve início com a investigação das práticas de leitura em uma escola da rede pública, no município de Uraí-PR e tem como objetivo propositivo elaborar um Guia Didático que contemple a prática de leitura de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, dando suporte ao desenvolvimento da compreensão dos textos artísticos-literários. Este produto educacional, intitulado Guia Didático para a formação de leitores do 4.º ano do Ensino Fundamental, é composto por atividades diversificadas, contribuindo para a formação do leitor por meio dos gêneros do campo artístico-literário. Com vistas a estabelecer a fundamentação teórica da dissertação, utilizou-se, como aporte teórico os documentos curriculares oficiais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP), além de autores que abordam a leitura: Araújo e Reis (2014); Bordini e Aguiar (1993); Cândido (2011); Colomer (2007); Costa (2020); Cosson (2014); Lajolo (2000); Munita e Manresa (2012); Munita (2014); Oliveira e Silva (2016); Soares (1998) e Zilberman (1986, 2008, 2012). Como proposta de metodologia de ensino foi utilizado o Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, haja vista realizar uma intervenção junto aos estudantes da instituição locus de atuação da pesquisadora. Por meio da aplicação do Produto Educacional, a experiência com o referido método em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental mostrou-se bastante eficaz, no sentido de ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir com o desenvolvimento da formação do leitor, ampliando seus horizontes de expectativas.
Descrição
Palavras-chave
1. Formação do leitor;
3. Gêneros textuais;
4. Campo artístico-literário.