Linguística, Letras e Artes
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Linguística, Letras e Artes por Autor "http://lattes.cnpq.br/0676766332500379"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação do leitor e o campo artístico-literário: uma proposta para estudantes do 4º ano do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Marchetto, Luciane Rodrigues Sales; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Striquer, Marilucia dos Santos Domingos; Oliveira, Marilu MartensPela leitura é possível ampliar a visão de mundo, aguçar a criatividade e o senso crítico, bem como impulsionar o processo de aprendizagem. Entretanto, os índices de proficiência leitora são alarmantes, o que confirma que as metodologias utilizadas no ensino não têm sido eficazes. Tal situação remete à seguinte questão investigativa: De que forma os gêneros textuais do campo artístico-literário podem contribuir para desenvolver nos estudantes o interesse pela leitura e propiciar uma formação crítica? A partir deste questionamento propõe-se repensar a prática pedagógica e a necessidade de ações sistematizadas diante do eixo leitura. Assim, a presente pesquisa teve início com a investigação das práticas de leitura em uma escola da rede pública, no município de Uraí-PR e tem como objetivo propositivo elaborar um Guia Didático que contemple a prática de leitura de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, dando suporte ao desenvolvimento da compreensão dos textos artísticos-literários. Este produto educacional, intitulado Guia Didático para a formação de leitores do 4.º ano do Ensino Fundamental, é composto por atividades diversificadas, contribuindo para a formação do leitor por meio dos gêneros do campo artístico-literário. Com vistas a estabelecer a fundamentação teórica da dissertação, utilizou-se, como aporte teórico os documentos curriculares oficiais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP), além de autores que abordam a leitura: Araújo e Reis (2014); Bordini e Aguiar (1993); Cândido (2011); Colomer (2007); Costa (2020); Cosson (2014); Lajolo (2000); Munita e Manresa (2012); Munita (2014); Oliveira e Silva (2016); Soares (1998) e Zilberman (1986, 2008, 2012). Como proposta de metodologia de ensino foi utilizado o Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, haja vista realizar uma intervenção junto aos estudantes da instituição locus de atuação da pesquisadora. Por meio da aplicação do Produto Educacional, a experiência com o referido método em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental mostrou-se bastante eficaz, no sentido de ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir com o desenvolvimento da formação do leitor, ampliando seus horizontes de expectativas.
- ItemGênero oral entrevista em SRM: estrelando um aluno autista.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Santana , Dayanna de Paula Mariani dos Santos; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; AraújoEste caderno pedagógico é fruto de pesquisas realizadas nos anos de 2022 e 2023, no curso de Mestrado em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná. A elaboração deste caderno surgiu pela necessidade contemplada nos atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em relação ao trabalho da oralidade com esse público. Esperamos que este material possa trazer contribuições no atendimento educacional especializado, em especial, para estudantes com transtorno do espectro autista que verbalizam, com hiperfoco em temas e tópicos especifícos.
- ItemGuia didático para a formação de leitores do 4º ano do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Marchetto, Luciane Rodrigues Sales; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Este Guia Didático, destinado aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, integra a dissertação de mestrado intitulada: A formação do leitor e o campo artístico-literário: uma proposta para estudantes do 4.º ano do Ensino Fundamental., que se caracteriza como resultado de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS). Trata-se de um material instrucional com atividades voltadas para leitura e compreensão de textos que compõem o campo artístico-literário. Tem como foco os estudantes do 4.º ano do Ensino Fundamental. As atividades podem ser adaptadas, considerando os diferentes contextos das comunidades escolares. A ideia de elaborar um Guia Didático surgiu em decorrência da necessidade do professor em trabalhar os aspectos voltados para a formação do leitor. Desta forma, elaboramos um material que possa contribuir para enriquecer o ensino da Língua Portuguesa. Assim, propomos textos e atividades com os gêneros do campo artístico-literário, utilizando o Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). O referido método parte de textos mais próximos do aluno e, gradativamente, rompe o horizonte de expectativas, inserindo textos com perspectiva literária, com vistas a elevar o nível de leitura dos estudantes. A preocupação com a leitura literária vai ao encontro das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Paraná (RCP), tendo em vista que estes documentos norteiam o trabalho docente e discorrem sobre a importância da leitura na formação dos alunos de modo que sejam capazes de ampliar a escrita, utilizando-a nas mais diferentes situações. Em consonância com os documentos norteadores, organizamos as atividades em dez aulas, com a finalidade de trabalhar as habilidades que instrumentalizam o estudante para que compreenda as características essenciais dos gêneros textuais que compõem o campo artístico-literário. Nessa perspectiva, desenvolver atividades por meio de propostas que tenham sentido pode facilitar a interação com o outro e com o mundo em geral, principalmente em esferas em que o uso da escrita se faz necessário. Desse modo, consideramos tanto a perspectiva de Marcuschi (2005) acerca dos gêneros textuais nas práticas sociais por meio do uso da linguagem na interação com o outro, bem como os pressupostos do Método Recepcional, como norteadores para a organização deste Guia. A opção pelos gêneros textuais do campo artístico-literário deu-se em virtude de que estes possibilitam múltiplas interpretações, desenvolvendo a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa.
- ItemOralidade na sala de recursos multifuncionais: o ensino de Língua Portuguesa a estudante autista.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Santana, Dayanna de Paula Mariani dos Santos; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto , Letícia Jovelina; Araújo, Roberta Negrão de; Domingos, Marilúcia dos Santos; Coelho Neto, JoãoEsta dissertação, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Estadual do Norte do Paraná — campus Cornélio Procópio, advém da seguinte problemática: quais atividades podem ser promovidas com o gênero oral entrevista a fim de desenvolver a comunicação de estudantes autistas em contexto de interação verbal mediada por perguntas? Assim, o objetivo interventivo é elaborar uma sequência de atividades para o ensino da Língua Portuguesa a um aluno autista com comunicação verbal, na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), por meio do gênero textual oral entrevista. Já o objetivo geral de pesquisa é analisar algumas dimensões da oralidade na interação oral desse aluno autista. Apresenta, ainda, como objetivos específicos: (1) refletir sobre os aspectos do transtorno do espectro autista na perspectiva legislativa, social e educacional; (2) selecionar algumas dimensões ensináveis da entrevista a partir da descrição do gênero; (3) analisar a produção oral de crianças com TEA. O referencial teórico está fundamentado em autores como Magalhães (2008) e Marcuschi (2008). Elaboramos um caderno do professor com uma proposta de sequência de atividades com interações discursivas e estratégias de fala e escuta para criança com TEA. Para isso, a partir da atuação como professora da SRM, desenvolvemos e implementamos atividades com o referido gênero em uma escola municipal, no interior do Estado de São Paulo, junto a dois alunos, sendo o estudante autista verbal (suporte 1) o sujeito de pesquisa. Ele tem hiperfoco em rostos femininos e celebridades e estava matriculado no 4º ano do Ensino Fundamental. De maneira a levantar algumas informações referentes a ele, em sala regular, realizamos uma entrevista semiestruturada com a professora regente e a de atendimento educacional especializado que o acompanham. Assim, a pesquisa configura-se como pesquisa-ação, de natureza qualitativa, básica, descritiva e abordagem indutiva. Durante a implementação da sequência de atividades, fizemos uso do gravador de som e imagem e do diário de campo para a coleta de dados de situações de interlocuções. Os dados mostram que, ao trabalharmos com os interesses de hiperfoco do estudante, houve participação ativa de sua parte nas atividades. Ademais, ao realizarmos atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhes eram feitas. Esperamos que esta pesquisa promova reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade para estudantes TEA e que o material disponibilizado possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas.