Programa de Pós-Graduação em Ensino
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino por Autor "Blanco, Marilia Bazan"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação sexual : uma sequência de atividades com abordagem nos três momentos pedagógicos para alunos e alunas da formação docente.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Proni, Sandra Mara Miranda; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Blanco, Marilia Bazan; Sachs, Juliane Priscila DinizO ambiente escolar é permeado pela sexualidade, observado pelo comportamento dos(as) alunos(as), pelas conversas e brincadeiras dos(as) adolescentes, até mesmo pela expressão dos grafites comumente encontrados em banheiros, desenhos em carteiras, expressões orais, vocabulários pertinentes, músicas sensuais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não indica direcionamentos para a Educação Sexual (ES) no Ensino Médio (EM), portanto, na ausência de uma referência nacional, buscamos uma dinâmica organizacional para trabalhar na sala de aula algumas questões afetas, que se revelaram fundamentais para a educação de adolescentes. Na perspectiva atual, como devemos abordar a ES na sala de aula, com a ausência de disciplinas, carência de discussão nos documentos oficiais e precariedade dos materiais didáticos em relação à temática? Uma Sequência de Atividades (SA) estruturada com a escolha de materiais específicos, ancorados em nosso referencial teórico, foi uma estratégia interessante. Assim, o problema que abarcou a presente pesquisa foi: Em quais aspectos uma SA poderá ser contributiva para a aprendizagem da ES, de acordo com a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, no componente curricular de Biologia da Formação Docente? Portanto, a proposta de organização de material didático com atividades baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) foi um complemento ao currículo, visando trazer um olhar reflexivo sobre o tema da Sexualidade. Para tanto, os encontros foram estruturados de modo a favorecer a dialogicidade do grupo, na tentativa de abordar conhecimentos científicos e aspectos biopsicossociais da ES, com o auxílio de materiais de Divulgação Científica (DC). Os resultados foram analisados pelo método da Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de aprofundar a compreensão dos fenômenos que foram investigados. As 4 categorias de análise foram: Educação Sexual como um espaço aberto a debates e reflexões; Afetividade e Segurança; Cultura da Sexualidade e a Divulgação Científica sob o olhar do aluno, destacando as contribuições dos Três Momentos Pedagógicos para a aprendizagem dos alunos do curso de Formação de Docentes. A abordagem dos 3 MP promoveu, aos futuros docentes, a realização de um trabalho reflexivo e acolhedor na perspectiva da ESE, dispondo de um material didático pedagógico com fontes de informações confiáveis, que permitiram o desenvolvimento do pensamento crítico, abrindo a possibilidade de criar diálogos e debates, proporcionando autonomia na tomada de decisões sobre seu corpo. O produto foi elaborado e validado pelos pares no Grupo de Pesquisa e Formação de Professores – GPEFOP – PPGEN – UENP.