Produtos educacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produtos educacionais por Autor "Domingos, Marilúcia dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaderno didático meu professor pediu um resumo, e agora?! uma sequência didática de gêneros para a produção do resumo escolar – 8º ano ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Jaqueline Elize Pereira; Domingos, Marilúcia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515Este caderno didático foi elaborado com base em uma pesquisa de Mestrado Profissional realizada no âmbito do PROFLETRAS na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Seu propósito é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem das capacidades linguísticas dos alunos do 8º ano do ensino fundamental para a produção escrita de resumos escolares; desenvolvido a partir do enfoque teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e fundamenta-se na metodologia da sequência didática de gênero (SDG) (Bronckart, 2009), (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2011), (Barros; Striquer; Gonçalves, 2019) para a organização da ação docente, tendo como eixo organizador o resumo escolar a partir de artigos de divulgação científica. Esse referencial teórico-metodológico destaca a importância da interação social no desenvolvimento da linguagem, na construção do conhecimento e da cidadania. À medida que o indivíduo aprimora e domina suas capacidades de linguagem para criar e compreender textos, ele passa a entender de maneira mais profunda a realidade ao seu redor, fortalecendo sua habilidade de agir e participar ativamente das práticas sociais. Ao elencar os princípios do ISD, reconhecemos a relevância do gênero resumo escolar, pertencente ao campo das práticas de estudo e pesquisa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), já que proporciona um trabalho importante com a análise e compreensão de conteúdos escolares. Portanto, sua prática social é apresentar de forma concisa o assunto de um texto de origem diante de diferentes finalidades de sua produção pelo aluno, por exemplo, ser um instrumento de avaliação para o professor ou como ferramenta de aprendizagem (relembrar tópicos ou matérias estudadas). Para ampliação teórica, recomendamos a consulta/leitura da dissertação “O resumo escolar: uma sequência didática de gêneros para o ensino da produção textual na educação básica” disponibilizada no site https://uenp.edu.br/doc-propg/pos-graduacao/stricto-sensu- mestrado-e-doutorado/mestrado-profissional-em-letras. Logo, enfatizando sua autonomia para adequar essa proposta ao seu contexto didático de atuação, esperamos contribuir com seu agir docente frente a melhoria da produção escrita do gênero. Bom trabalho!