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    Caderno Pedagógico 9° ano - Ensino fundamental - Artigo de opinião
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Nascimento, Maria do Socorro Silva; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846
    Este caderno pedagógico é resultado de estudos realizados no Curso de Mestrado em Letras em Rede (PROFLETRAS), nos anos de 2021 e 2022, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O estudo nasceu da necessidade de oferecer aos alunos do 9° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental uma melhoria quanto à habilidade argumentativa, por meio de uma vivência mais intensa com leitura e atividades, com foco no gênero discursivo artigo de opinião. Considerando que os gêneros discursivos fazem parte da vida das pessoas, sendo que eles não podem ser vistos apenas como textos a serem lidos, e que em diversas situações do cotidiano faz-se necessário expressar uma opinião a respeito de acontecimentos que chegam a nosso conhecimento por diversas fontes, justificamos esse trabalho. Esperamos, portanto, que seja eficaz para todos, professores e alunos. Inicialmente, tratamos do conceito e da funcionalidade de gênero discursivo. Em seguida, abordamos o gênero artigo de opinião, bem como a metodologia selecionada para a transposição didática do gênero selecionado. Por fim, apresentamos as atividades propostas para abordagem do gênero em sala de aula.
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    Caderno Pedagógico: Experiência com círculo de leitura - Iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119
    Esta proposta didática é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), disponível em www.uenp.edu.br/profletras, sob o título Mediação de leitura de Iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: experiência com círculo de leitura em turma de oitavo ano do ensino fundamental. A proposta objetiva a mediação de leitura literária por meio da estratégia metodológica Círculo de Leitura sugerida por Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2020) e em Como criar círculos de leitura na sala de aula (2021) verificando se essa metodologia, implantada no espaço da sala de aula e em determinado contexto escolar, pode contribuir para o letramento literário. O material está pautado nos pressupostos teóricos metodológicos que embasam as pesquisas de Rildo Cosson, que possui mestrado em Teoria da Literatura, doutorado em Letras e pós-doutorado em Educação e, além de organizar livros, publica artigos e participa de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Suas publicações têm contribuições significativas para a área da Educação, especialmente na proposição da sistematização da leitura literária relacionando práticas de leitura que contribuem para o letramento literário. Adoto o Círculo de Leitura para essa proposta didática por acreditar em seu potencial para a contribuição na formação do leitor e no letramento literário. A forma mais estruturada do Círculo será a estratégia didática empregada, por se tratar de um ambiente escolar onde os alunos necessitam de um maior direcionamento quando se trata de leitura literária. Além disso, acredito na eficácia da leitura compartilhada em ambiente escolar, por ser algo que pode promover uma aprendizagem colaborativa por meio da socialização dos alunos leitores. Conforme observa Cosson: Na escola, um círculo de leitura é uma estratégia didática privilegiada de letramento literário porque, além de estreitar laços sociais, reforçar identidades e solidariedade entre os participantes, possui um caráter formativo essencial ao desenvolvimento da competência literária, possibilitando no compartilhamento da obra lida por um grupo de alunos, a ampliação das interpretações individuais. (COSSON, 2021a, p. 9). Também acredito que aplicar uma prática de leitura que considere o conceito de sociabilidade literária pode ajudar a ressignificar a prática de leitura em ambiente escolar: O conceito de sociabilidade literária afirma a maneira como o conhecimento sobre textos emerge através dos intercâmbios sociais. Com respeito à organização da sala de aula, isso significa que tal conhecimento não é algo que o professor simplesmente transmite para os estudantes, mas algo que só emerge por meio da utilização da linguagem como um medium compartilhado de trocas sociais. (MELLO et al., 2018, p. 53). Como resultado, segue a proposta elaborada, que pode ser modificada de acordo com o interesse do docente, contexto escolar e público-alvo. Ela é precedida pela apresentação do romance selecionado para sugestão e leitura. Caso haja interesse, a análise sobre o resultado da aplicação da proposta pode ser consultada na Dissertação acima referenciada.
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    Uma sequência didática para o ensino da produção textual do gênero relato pessoal.
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Pinto, Margarida Paulino de Cerqueira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515
    A proposta deste material é colaborar com o processo de ensino da produção escrita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF), tendo como eixo organizador o gênero textual relato pessoal. Para tanto, nos pautamos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (ISD), também conhecido como Grupo de Genebra, e elaboramos esta sequência didática de gêneros (SDG), a qual deve ser adaptada para seu contexto específico. A justificativa pela definição da metodologia da SDG (Dolz, Noverraz, Schneuwly) e pelo gênero relato pessoal se deu por vários motivos, um deles, em síntese, é porque o fundamento da referida metodologia é de levar o aluno a compreender que os gêneros são instrumentos mediadores de situações comunicativas e de problemas que existem na sociedade. Em decorrência, ao aprimorar a leitura e a escrita de diversos e diferentes gêneros em questão, por meio de um processo de ensino sistematizado, o discente tem condições de melhor participar de situações de interação. De forma mais específica, pelo fato das pessoas, no mundo inteiro, terem vivido em contexto pandêmico, causado pela COVID-19, nos anos 2020-2021-2022, muito há a relatar sobre o que as pessoas enfrentaram nesse período. Assim, por meio da produção de relatos pessoais de situações vividas nesse período, importantes registros constituirão a história da sociedade mundial. Destacamos ainda do período da pandemia, no que envolveu a educação formal, que as escolas ficaram fechadas fisicamente, a fim de promover o afastamento social, conforme recomendado pelas organizações sanitárias. No Estado do Paraná, as escolas fecharam seus portões em março de 2020, reabrindo no mês de agosto/2021. Contudo, durante todo esse tempo, os alunos, teoricamente, não ficaram sem estudar, as aulas acontecem em formatos diferentes, hora pelo ensino remoto ou por retirada de atividades de forma física na escola, para realização em casa; depois pelo híbrido: professores e parte dos alunos na escola, uma outra parte dos discentes em casa, acompanhando pelo remoto ou com atividades para casa. É sobre essas questões o nosso interesse, promover, com essa SDG, condições para que os estudantes do 6º ano relatem, na modalidade escrita, suas experiências pessoais vividas na pandemia; embora tenha sido um período muito complexo na vida de todas as pessoas, objetivamos que os estudantes registrem aspectos positivos experenciados. Nossa premissa é de que esses registros são imprescindíveis, pois fazem parte de uma geração que viveu um contexto específico. É necessário ter escrituras desse período, para compreendê-lo e, quem sabe, com ele aprender, de alguma forma.
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    Caderno pedagógico a narrativa do fantástico na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911
    Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido como parte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Essa pesquisa visou a sistematizar uma prática de letramento literário voltada para a leitura do texto em sala de aula, bem como propor discussões de temas relevantes na sociedade atual e que permeiam o contexto escolar, a fim de promover “[...] o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (BRASIL, 2017, p.10). Dentre várias metodologias de ensino de literatura pesquisadas durante o percurso dos nossos estudos do Mestrado, escolhemos nos aprofundar no Círculo de leitura Cosson (2021) por entender ocupar posição privilegiada ao oportunizar benefícios ao aprendizado da leitura e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento integral da/do estudante enquanto cidadã/cidadão. A escolha do gênero fantástico se deu por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois traz a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para a leitura literária, escolhemos a obra “Casa de Muñecas” da escritora espanhola Patrícia Esteban Erlés. Estruturamos a implementação dessa pesquisa em 4 oficinas, tomando por base os Círculos de leitura Cosson (2021), mobilizamos nossos alunos modelando a oficina em 4 movimentos estruturais: 1º movimento- motivação, 2º movimento- leitura do texto literário, 3º movimento- discussão em grupo sobre as anotações do diário de leitura, 4º movimento- leitura da síntese das ideias discutidas em grupo pelo relator. Destacamos que nossa intenção com as oficinas propostas foi a de ensinar a literatura considerando seu caráter estético, utilizando-nos de uma metodologia que propicie a prática de leitura literária, como forma de acessar o imaginário e o encantamento, reconhecendo o potencial humanizador e transformador da literatura. Este produto pedagógico quer, portanto, oferecer um caminho para trabalhar o Círculo de leitura c o m o p r á t i c a d e l e t r a m e n t o l i t e r á r i o n a e s c o l a . Compartilharemos, a modelagem das oficinas adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do interior da Bahia, no ano pós- pandêmico de 2022. Esperamos que você possa usufruir das estratégias de ensino contidas neste caderno pedagógico e que se sinta à vontade para adaptá-las aos seus objetivos de aprendizagem, às especificidades da(s) obra(s) escolhida(s) e à realidade da sua turma.Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido como parte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Essa pesquisa visou a sistematizar uma prática de letramento literário voltada para a leitura do texto em sala de aula, bem como propor discussões de temas relevantes na sociedade atual e que permeiam o contexto escolar, a fim de promover “[...] o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (BRASIL, 2017, p.10). Dentre várias metodologias de ensino de literatura pesquisadas durante o percurso dos nossos estudos do Mestrado, escolhemos nos aprofundar no Círculo de leitura Cosson (2021) por entender ocupar posição privilegiada ao oportunizar benefícios ao aprendizado da leitura e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento integral da/do estudante enquanto cidadã/cidadão. A escolha do gênero fantástico se deu por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois traz a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para a leitura literária, escolhemos a obra “Casa de Muñecas” da escritora espanhola Patrícia Esteban Erlés. Estruturamos a implementação dessa pesquisa em 4 oficinas, tomando por base os Círculos de leitura Cosson (2021), mobilizamos nossos alunos modelando a oficina em 4 movimentos estruturais: 1º movimento- motivação, 2º movimento- leitura do texto literário, 3º movimento- discussão em grupo sobre as anotações do diário de leitura, 4º movimento- leitura da síntese das ideias discutidas em grupo pelo relator. Destacamos que nossa intenção com as oficinas propostas foi a de ensinar a literatura considerando seu caráter estético, utilizando-nos de uma metodologia que propicie a prática de leitura literária, como forma de acessar o imaginário e o encantamento, reconhecendo o potencial humanizador e transformador da literatura. Este produto pedagógico quer, portanto, oferecer um caminho para trabalhar o Círculo de leitura c o m o p r á t i c a d e l e t r a m e n t o l i t e r á r i o n a e s c o l a . Compartilharemos, a modelagem das oficinas adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do interior da Bahia, no ano pós- pandêmico de 2022. Esperamos que você possa usufruir das estratégias de ensino contidas neste caderno pedagógico e que se sinta à vontade para adaptá-las aos seus objetivos de aprendizagem, às especificidades da(s) obra(s) escolhida(s) e à realidade da sua turma.
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    Caderno pedagógico: Sequência didática do gênero anúncio de campanha comunitária
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918
    Este Caderno Pedagógico é um produto educacional que resulta do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo principal é fornecer um material complementar ao professor do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, ofertando subsídios para o trabalho com o gênero “anúncio de campanha comunitária”. Para tanto, respaldamo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2009), principalmente no que se refere à metodologia da Sequência Didática de Gênero (SDG), formulada pelos autores pertencentes à vertente didática do ISD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011). Para apresentarmos em linhas mais gerais a metodologia na qual nos ancoramos, abordamos as fases em que ela se constitui: apresentação da situação, primeira produção, módulos e produção final. Trazemos uma breve apresentação sobre o ISD, com o intuito de que conheça mais a corrente teórica. Para ampliar os seus conhecimentos sobre o anúncio de campanha comunitária, destacamos alguns elementos característicos: linguísticos, estruturais e multissemióticos. Disponibilizamos um material pedagógico, composto por Caderno do Professor e Caderno do Aluno. O primeiro contém as orientações para o desenvolvimento das atividades propostas em cada um dos módulos, conta também com informações adicionais que contribuem para o aprofundamento do tema ou da dinâmica sugerida, durante a realização dos exercícios. Além das orientações e sugestões, disponibilizamos gabaritos dos exercícios propostos. No Caderno do Aluno, trazemos as atividades, com orientação para a realização de cada uma. Acrescentamos que o material foi elaborado com vistas ao fortalecimento do protagonismo estudantil, o qual prima pela participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. A proposição de exercícios, gradativamente, permite conhecer o gênero até chegar ao seu pleno domínio.