Navegando por Autor "BELINELLI, Gabriela Pepis"
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- ItemGuia para implementação de uma sequência virtual de formação docente(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) BELINELLI, Gabriela Pepis; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918Não apresenta resumo.
- ItemSequência virtual de formação docente(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) BELINELLI, Gabriela Pepis; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; STRIQUER, Marilúcia dos Santos DomingosEste trabalho faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cujo propósito é contribuir para a qualificação dos professores mediante o desenvolvimento de pesquisas voltadas à prática docente, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem. O estudo integra a área da Linguística Aplicada e se situa no campo do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Partindo de uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, pautada na pesquisa-ação, a problemática se insere no âmbito da produção escrita no contexto do letramento escolar, com foco na formação de professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação Básica. Com base nos estudos teóricometodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, bem como nas noções de sequência didáticas de gêneros (SDG) e sequência de formação (SF), a pesquisa tem como foco a elaboração e a implementação de uma sequência virtual de formação docente (SVFD), que possui o gênero artigo de opinião e a SDG como objetos de ensino, aprendizagem e formação. A proposta interventiva foi desenvolvida em duas etapas: uma em forma de curso-piloto e, outra, um curso reformulado a partir da análise da etapa anterior – os quais são denominados como SVFD-piloto e SVFD, respectivamente. As implementações contaram com a participação de professores voluntários de Língua Portuguesa e foram realizadas a distância com o apoio de ferramentas digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UENP (Moodle), o Google Meet e o WhatsApp. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é validar a SVFD elaborada, a partir de uma investigação voltada para três princípios de validação didática propostos por Dolz (2020): legitimidade, pertinência e viabilidade. Os resultados dessa validação apontam que: a) o dispositivo de formação elaborado se configura como um protótipo vazado, que pode servir a um contexto macro de formação e ser adaptado para o ensino de diferentes gêneros por meio da metodologia das SDG; b) os conteúdos abordados na SVFD são pertinentes e contribuem para a mudança de percepções e saberes dos professores em relação aos objetos de formação; c) a implementação da SVFD na modalidade a distância é viável, e a realização de atividades assíncronas e encontros síncronos se mostra relevante, uma vez que os cursistas têm a oportunidade de estudar individualmente e, depois, aprofundar as discussões em grupo, tirar dúvidas e obter feedbacks do que realizaram anteriormente. Além de legitimar a proposta da SVFD, a pesquisa se preocupou em identificar dificuldades e possibilidades de adaptação do dispositivo, as quais subsidiaram a elaboração do Produto Educacional: um Guia com orientações para professores-formadores que queiram utilizar a SVFD. Espera-se, portanto, contribuir para a área de Língua Portuguesa, ao disponibilizar um produto voltado para a formação de professores, mais especificamente, para o ensino do gênero artigo de opinião por meio da metodologia das SDG.