Navegando por Autor "Braga, Lidiane Barbosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfluência do programa jovem agricultor aprendiz – JAA no desenvolvimento humano e profissional de jovens(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019-07-11) Braga, Lidiane Barbosa; Silva, Marcelo Alves da; http://lattes.cnpq.br/3283906522734749; Silva, Marcelo Alves da; http://lattes.cnpq.br/3283906522734749; Macedo, Rogério Barbosa; http://lattes.cnpq.br/6273285344497488; Ferreira, Claúdia Yumi Matsubara Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4158802579096378O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do SENAR-PR visaproporcionar aos jovens rurais conhecimento sobre suas oportunidades no campo,preparando profissionais, despertando uma visão empresarial e capacidadeempreendedora. Profissionais qualificados são necessários nas atividadesagropecuárias, e a aprendizagem rural visa suprir a demanda nas diversas áreas dacadeia produtiva. Pesquisas anteriores foram realizadas com pequenos grupos dejovens, não havendo resultados num contexto mais abrangente. O Programa JAA porsua amplitude em todo estado e estar em atividade a 13 anos, possibilita estecontexto. Assim esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do ProgramaJovem Agricultor Aprendiz no desenvolvimento humano e profissional de jovens,através da determinação do gênero, idade, origem dos participantes e determinaçãoda ocupação atual e aplicação dos temas abordados no programa. Foram analisadosos inscritos de cada ano, entre 2013 e 2017. O instrumento de pesquisa foi a análisedo banco de dados do SENAR-PR, e pesquisa online com egressos, através detécnicas de análise descritiva e Teste do Qui-quadrado. O Programa JAA tem atingidoe mantido altos índices de procura e aprovação de jovens, não havendo diferença emrelação a gênero, contudo o gênero feminino reprova menos ao longo dos anosestudados, além da maior participação ser de jovens com faixa etária de 14 a 17 anos.A maioria dos egressos seguem estudando. Não houve mudança na percepção dojovem em relação aos temas abordados, demonstrando que os conteúdos são fixadose aplicados em suas propriedades, profissões e no desenvolvimento pessoal.