Navegando por Autor "Dalla Costa, Isabelle Maichaki"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurso de extensão : Habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Dalla Costa, Isabelle Maichaki; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500A leitura e a escrita proporcionam ao ser humano uma nova forma de compreender e de representar o mundo em que vivem (MALUF, 2003); sendo mais do que a codificação e a decodificação, permitem ao indivíduo sua inclusão e atividade no meio de uma sociedade letrada. Nessa pespectiva, Rocha (2015, p. 3) afirma que a leitura também possibilita “a construção de um indivíduo com percepção reflexiva e crítica”. A discrepante dificuldade na aquisição da leitura em relação à fala é reflexo de sua recente aquisição por parte da humanidade, já que essa não possui um aparato neurobiológico exclusivo (necessitando do recrutamento de diversas áreas cerebrais, cujas funções primárias são outras) e, portanto, exige um ensino sistematizado (COSENZA; GUERRA, 2011). Dessa forma, para que ocorra a aprendizagem da leitura, se faz necessária a escolarização, o que consequentemente está relacionada ao desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como visuais, ortográficas, fonológicas e semânticas, que constituem-se como pré-requisitos para as aprendizagens posteriores, mais compexas (CAPELLINI; GERMANO; CUNHA, 2009; CAPELLINI et al., 2017). O presente Produto Educacional, elaborado no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio, caracteriza- se como um curso de capacitação para professores, com a finalidade de qualificar professores da rede básica do munícipio de Cornélio Procópio sobre as habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil. Ressalta-se que esse produto é parte complementar da dissertação "Ensino das habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil: desenvolvimento de um curso de formação para professores". O curso foi ministrado de forma híbrida, com duração de 25 horas, tendo seis módulos presenciais realizados nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP/CP), e cinco módulos realizados de maneira assíncrona, pela plataforma Google Classroom1, contando com a participação de 10 professores. As atividades e discussões presenciais abarcaram os conteúdos de habilidades preditoras de leitura para Educação Infantil, importância desse trabalho na Educação Infantil, sugestões de atividades abordando as competências específicas trabalhadas e diferenças entre dificuldades e transtornos de leitura. Já nos módulos pela plataforma Google Classroom, foram realizadas leituras e atividades de artigos científicos sobre a temática e preenchimento de formulário de atividades pelo Google Formulários2.
- ItemEnsino das habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil: desenvolvimento de um curso de formação para professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Dalla Costa, Isabelle Maichaki; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Blanco, Marília Bazan; Oliveira, Jáima Pinheiro de; Araújo, Roberta Negrão deHabilidades preditoras de leitura são requisitos essenciais para que o estudante desenvolva a leitura, podendo ser destacados o vocabulário, as habilidades metafonológicas, a memória operacional fonológica e a nomeação automática rápida. O presente estudo justifica-se pelo alto índice de alunos com dificuldades na fase de alfabetização e pela escassez de produções relativas às habilidades preditoras de leitura, ratificada pelo levantamento realizado no Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Teve como questão investigativa: De que modo um curso de formação sobre habilidades preditoras de leitura pode contribuir para a prática pedagógica na Educação Infantil? A partir desta, o estudo objetivou elaborar e implementar um Curso de formação continuada sobre habilidades preditoras de leitura para professores da Educação Infantil. Apresentou, como objetivos específicos: 1) Realizar um mapeamento sistemático de literatura, acerca das produções científicas brasileiras sobre cursos de formação para Habilidades preditoras de Leitura; 2) Definir habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil, assim como relacioná-las ao processo de alfabetização; 3) Investigar nos documentos norteadores/curriculares da Educação Infantil, de que forma as habilidades preditoras são contempladas; 4) Identificar e descrever os conhecimentos prévios dos professores quanto às habilidades preditoras de leitura e sua importância; 5) Elaborar e implementar propostas de atividades para desenvolver as habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil; 6) avaliar a percepção das professoras quanto ao curso de formação e a contribuição deste para sua prática pedagógica. A partir dos resultados, foi possível verificar que o curso trouxe contribuições positivas para a prática docente.