Navegando por Autor "FRATA, Kelly Regina"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação financeira em jogo: desenvolvimento de um jogo educacional para o Ensino Médio(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FRATA, Kelly Regina; FREITAS, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; FREITAS, Carlos Cesar Garcia; FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio; NETO, João CoelhoNas últimas décadas, o cenário econômico brasileiro passou por diversas transformações. Dentre elas, destacam-se a redução da inflação e a estabilização da moeda que, aliadas às políticas públicas de distribuição de renda e à inclusão social, contribuíram com a expansão do atendimento bancário e do acesso ao crédito. Essas medidas foram determinantes para o aquecimento do setor econômico e a expansão da produção tecnológica que, por sua vez, possibilitaram o desenvolvimento dos meios de comunicação e das plataformas digitais. Com elas, surgiram novas possibilidades para a comercialização de bens e serviços, bem como novas formas de pagamento. Para lidar com todas essas mudanças e ter a possibilidade de realizar uma boa gestão dos recursos financeiros, considera-se extremamente necessário ter conhecimentos de Educação Financeira, temática que por um longo período foi negligenciada no Brasil. Com o objetivo de atender a essa demanda social e promover a Educação Financeira, inclusive em espaço escolar, destacam-se ações como a criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira em 2010. Além disso, percebe-se atualmente o movimento que vem ocorrendo em prol da inclusão da Educação Financeira no currículo escolar, por força de determinação da Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, há a necessidade de materiais que possam colaborar com o Ensino dessa temática. Portanto, a presente pesquisa procura responder a seguinte questão: “De que modo um Jogo Educacional pode contribuir com o Ensino de Educação Financeira junto a estudantes do Ensino Médio?”. Com o intuito de resolver essa problemática, tomouse como base os preceitos da Pesquisa Tecnológica, e optou-se pelo desenvolvimento de um Jogo Educacional que foi implementado junto a professores que atuam no Ensino Médio. Após avaliação, os dados coletados foram submetidos à Análise Textual Discursiva, que permitiu a organização dos fragmentos em duas categorias: “O Produto Educacional (Jogo) e o Ensino de Educação Financeira” e a “A viabilidade do uso Jogo no contexto educacional”. Os resultados dessas análises demonstraram que o Jogo possibilita o trabalho de forma direta com 5 dos 7 objetivos da Educação Financeira, nas dimensões espacial e temporal, e que aliados aos demais aspectos pedagógicos e funcionais analisados, denotam sua viabilidade em situações de Ensino de Educação Financeira. No entanto, a análise também evidenciou uma possível limitação do Jogo, relacionada ao tempo necessário para jogá-lo, que em geral pode se estender por algumas aulas, a depender da habilidade dos jogadores.
- ItemEu e o meu dinheiro: um jogo para a vida(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FRATA, Kelly Regina; FREITAS, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984Não apresenta resumo.