Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, João Marcelo Fernandes"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação: um mapeamento das dissertações de mestrados profissionais em Educação e em Tecnologia da Educação entre 2012 e 2022
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-04-10) Ferreira, João Marcelo Fernandes; Oliveira, Luiz Antonio de; https://orcid.org/0000-0002-1331-6800; http://lattes.cnpq.br/9363911334561930
    O desenvolvimento de tecnologias digitais tem ganhado grande destaque na sociedade contemporânea. A presente pesquisa analisa as produções a respeito da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica. Se justifica na importância de compreender qual é o propósito genuíno por trás da incorporação das TDIC na educação. Portanto, é essencial reconhecer o contexto que envolve a promoção do uso das TDIC e como isso influencia a aprendizagem dos estudantes. Trata-se de um mapeamento sistemático que busca responder à seguinte pergunta: como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão sendo analisadas nas dissertações de mestrados profissionais em educação, no contexto da Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa consiste em mapear, por meio de um Mapeamento Sistemático dos mestrados profissionais em Educação e em Tecnologia na Educação, como as TDIC estão sendo inseridas no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica? Os objetivos específicos definidos foram: a) fazer uma análise crítica de como as TDIC estão sendo analisadas em dissertações de Mestrado Profissional em Educação; b) analisar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica para orientar as possibilidades de uso das TDIC na atividade docente e discente, e; c) elaborar um Produto Educacional propondo um podcast com entrevista com professores da Educação Básica e do Ensino Superior discutindo as possibilidades de inserção da TDIC no processo de ensino e aprendizagem tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como auxiliadora. Para dialogar com as dissertações utilizou-se o referencial teórico da Pedagogia HistóricoCrítica. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo um Mapeamento Sistemático com Análise Qualitativa Livre. Comoresultados, evidencia-se que as dissertações orientam e estimulam a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como instrumentos que, supostamente, melhoram o processo de aprendizado dos estudantes. No entanto, é possível perceber a falta de uma base teórica crítica que respalde essa conclusão. O produto educacional desenvolvido foi um podcast com dois professores do Ensino Superior e dois professores da Educação Básica, no qual se tratou o uso das TDIC na Educação Básica com o suporte teórico da PHC.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Um podcast sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica: um olhar a luz da Pedagogia Histórico-Crítica
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-04-10) Ferreira, João Marcelo Fernandes; Oliveira, Luiz Antonio de; https://orcid.org/0000-0002-1331-6800; http://lattes.cnpq.br/9363911334561930
    O desenvolvimento de tecnologias digitais tem ganhado grande destaque na sociedade contemporânea. A presente pesquisa analisa as produções a respeito da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica. Se justifica na importância de compreender qual é o propósito genuíno por trás da incorporação das TDIC na educação. Portanto, é essencial reconhecer o contexto que envolve a promoção do uso das TDIC e como isso influencia a aprendizagem dos estudantes. Trata-se de um mapeamento sistemático que busca responder à seguinte pergunta: como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estão sendo analisadas nas dissertações de mestrados profissionais em educação, no contexto da Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa consiste em mapear, por meio de um Mapeamento Sistemático dos mestrados profissionais em Educação e em Tecnologia na Educação, como as TDIC estão sendo inseridas no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica? Os objetivos específicos definidos foram: a) fazer uma análise crítica de como as TDIC estão sendo analisadas em dissertações de Mestrado Profissional em Educação; b) analisar os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica para orientar as possibilidades de uso das TDIC na atividade docente e discente, e; c) elaborar um Produto Educacional propondo um podcast com entrevista com professores da Educação Básica e do Ensino Superior discutindo as possibilidades de inserção da TDIC no processo de ensino e aprendizagem tendo a Pedagogia Histórico-Crítica como auxiliadora. Para dialogar com as dissertações utilizou-se o referencial teórico da Pedagogia HistóricoCrítica. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo um Mapeamento Sistemático com Análise Qualitativa Livre. Comoresultados, evidencia-se que as dissertações orientam e estimulam a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como instrumentos que, supostamente, melhoram o processo de aprendizado dos estudantes. No entanto, é possível perceber a falta de uma base teórica crítica que respalde essa conclusão. O produto educacional desenvolvido foi um podcast com dois professores do Ensino Superior e dois professores da Educação Básica, no qual se tratou o uso das TDIC na Educação Básica com o suporte teórico da PHC.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube