Navegando por Autor "Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo"
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- ItemOnline Peer Assessment (avaliação pelos pares online)(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Rosa, Selma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7092445676772842Em formato multipaper, contendo quatro artigos, apresenta-se esta Dissertação, resultado de um trabalho investigativo norteado pela questão: De que forma a Online Peer Assessment (OPA) pode contribuir com a Avaliação para a Aprendizagem no Ensino Superior? Para tanto, propôs-se uma formação online sobre a OPA a docentes do Ensino Superior (ES), uma vez que esta estratégia é um dos princípios da Avaliação para a Aprendizagem (ApA). A partir desse contexto, apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre ApA e uma Revisão de Literatura sobre a OPA no Ensino Superior, buscando aporte teórico para atingir o objetivo proposto. Com base nessas referências, desenvolveu-se uma formação online, aberta e a distância, subsidiada pela metodologia dos desafios, a partir de situações-problema. A formação, contendo textos, vídeos, imagens, infográficos estáticos e interativos, está disponível em formato de website, com acesso livre e aberto no endereço http://opa.handsontec.net/, e constitui a Produção Técnica Educacional desta pesquisa que foi aplicada a docentes em serviço do ES. A análise dos dados, obtidos por meio de questionários online, sugere que a estratégia OPA é pouco conhecida pelos docentes e que eles não se sentem confiantes em desenvolvê-la. Foi possível verificar o interesse e a possibilidade de utilização da OPA em múltiplas áreas/cursos/disciplinas, o que demonstra esforço do docente em aprender e diversificar suas práticas avaliativas. A pesquisa indica que as tecnologias digitais online auxiliam a administração e gerenciamento do processo avaliativo. A análise dos questionários aponta que os docentes não estão familiarizados com o conceito de rubricas e que acreditam que a estratégia possa ser utilizada em suas práticas e que colabora para uma participação mais ativa do aluno, favorecendo o diálogo, a criticidade e o comprometimento, objetivos da ApA. Pondera-se que a formação tenha possibilitado a reflexão sobre as práticas avaliativas docentes, pois a análise do planejamento da OPA proposto por eles corrobora os estudos realizados sobre a estratégia, com objetos de avaliação diversificados, de abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa, distribuição de pares de formas variadas, tanto individual como em grupo, com atenção ao anonimato e finalidade das avaliações. O software proposto para desenvolvimento da OPA teve boa aceitação e foi considerado fácil, objetivo e intuitivo. A mudança da cultura escolar sobre avaliação é um dos desafios a serem transpostos, assim como a maturidade dos alunos e a experiência docente com o desenvolvimento da OPA. Por fim, os resultados apontam que a formação contribuiu para a compreensão da OPA e seu desenvolvimento no ES, fomentando a reflexão sobre a contribuição dessa estratégia para uma Avaliação para a Aprendizagem.
- ItemOnline Peer Assessment no ensino superior: uma proposta de formação para professores em serviço(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Hypolito, Vera Adriana Huang Azevedo; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Rosa, Selma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7092445676772842; Rosa, Selma dos Santos; Luccas, Simone; Fofonca, Eduardo; Araújo, Roberta Negrão deEm formato multipaper, contendo quatro artigos, apresenta-se esta Dissertação, resultado de um trabalho investigativo norteado pela questão: De que forma a Online Peer Assessment (OPA) pode contribuir com a Avaliação para a Aprendizagem no Ensino Superior? Para tanto, propôs-se uma formação online sobre a OPA a docentes do Ensino Superior (ES), uma vez que esta estratégia é um dos princípios da Avaliação para a Aprendizagem (ApA). A partir desse contexto, apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre ApA e uma Revisão de Literatura sobre a OPA no Ensino Superior, buscando aporte teórico para atingir o objetivo proposto. Com base nessas referências, desenvolveu-se uma formação online, aberta e a distância, subsidiada pela metodologia dos desafios, a partir de situações-problema. A formação, contendo textos, vídeos, imagens, infográficos estáticos e interativos, está disponível em formato de website, com acesso livre e aberto no endereço http://opa.handsontec.net/, e constitui a Produção Técnica Educacional desta pesquisa que foi aplicada a docentes em serviço do ES. A análise dos dados, obtidos por meio de questionários online, sugere que a estratégia OPA é pouco conhecida pelos docentes e que eles não se sentem confiantes em desenvolvê-la. Foi possível verificar o interesse e a possibilidade de utilização da OPA em múltiplas áreas/cursos/disciplinas, o que demonstra esforço do docente em aprender e diversificar suas práticas avaliativas. A pesquisa indica que as tecnologias digitais online auxiliam a administração e gerenciamento do processo avaliativo. A análise dos questionários aponta que os docentes não estão familiarizados com o conceito de rubricas e que acreditam que a estratégia possa ser utilizada em suas práticas e que colabora para uma participação mais ativa do aluno, favorecendo o diálogo, a criticidade e o comprometimento, objetivos da ApA. Pondera-se que a formação tenha possibilitado a reflexão sobre as práticas avaliativas docentes, pois a análise do planejamento da OPA proposto por eles corrobora os estudos realizados sobre a estratégia, com objetos de avaliação diversificados, de abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa, distribuição de pares de formas variadas, tanto individual como em grupo, com atenção ao anonimato e finalidade das avaliações. O software proposto para desenvolvimento da OPA teve boa aceitação e foi considerado fácil, objetivo e intuitivo. A mudança da cultura escolar sobre avaliação é um dos desafios a serem transpostos, assim como a maturidade dos alunos e a experiência docente com o desenvolvimento da OPA. Por fim, os resultados apontam que a formação contribuiu para a compreensão da OPA e seu desenvolvimento no ES, fomentando a reflexão sobre a contribuição dessa estratégia para uma Avaliação para a Aprendizagem.