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Navegando por Autor "MENDES, Brenda Raíza Domingos"

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    A formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais: considerações da cultura do norte paranaense por meio da culinária
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MENDES, Brenda Raíza Domingos; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; BLANCO, Marília Bazan
    O presente estudo tem como finalidade discutir a formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como justificativa as inquietações acerca da problemática oriundas da prática docente da pesquisadora, bem como a necessidade de avanço em relação às produções que abordam o ensino de História e da cultura no norte do estado do Paraná, ratificadas pelo levantamento realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tem como questão investigativa: De que forma a utilização de um Guia Didático, contemplando a História do Paraná, pode contribuir para o ensino desta temática? A partir desta, o estudo objetiva elaborar e implementar um Guia Didático para professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, de modo que este corrobore para o ensino da História do Paraná, tendo a culinária como categoria selecionada. A escolha por tal categoria justifica-se pela proximidade ao cotidiano dos estudantes, além de retratar a diversidade encontrada na região, o que contribui para a compreensão histórica do espaço e tempo. Ainda, os conteúdos de História local foram apontados por professores como os mais difíceis de serem ensinados, o que ratifica a escolha do tema. Inicialmente é apresentado o referencial que fundamentou teoricamente a pesquisa, bem como os documentos curriculares oficiais que organizam o ensino de História nos anos inicias do Ensino Fundamental. No que se refere aos dados empíricos, apresenta a análise destes, coletados junto a professores que atuam nos 4° e 5° anos. A análise, de natureza qualitativa, foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD), com vistas a unitarização e categorização de elementos identificados no corpus, constituído por entrevista semiestruturada realizada com onze docentes. Por se tratar de um mestrado profissional, baseando-se nas dificuldades elencadas pelas envolvidas foi elaborado como Produto Técnico Tecnológico, um Guia Didático para o ensino de História do norte paranaense, intitulado “Guia Didático para o Ensino de História nos Anos Iniciais: A Contribuição da Culinária na Cultura do Norte Paranaense”. O Guia foi implementado por meio de uma intervenção formativa, de forma remota. Os participantes, além das depoentes, foram acadêmicos do último ano do curso de Pedagogia. Para validar as atividades propostas no Guia, estas foram desenvolvidas e avaliadas pelos envolvidos. Considera-se que o Guia Didático constitui-se como mais um recurso que pode ser utilizado pelos professores para o ensino de História do Paraná. No que tange à formação do professor para ensinar História nos anos iniciais, especificamente o egresso do Curso de Pedagogia, foi evidenciado certas dificuldades no processo formativo. Estas podem ser minimizadas dependendo do modo como o a disciplina que aborda o tema é concebida e, consequentemente, de que forma é desenvolvida em sala de aula.
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    Item
    Guia didático para o ensino de História nos anos iniciais: a contribuição da culinária na cultura do norte paranaense
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MENDES, Brenda Raíza Domingos; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379
    Não apresenta resumo.
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