Navegando por Autor "NARDOTTO, Rafael dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA química verde e a aprendizagem significativa: uma proposta de abordagem alternativa para ensino de química verde(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) NARDOTTO, Rafael dos Santos; BERNARDELLI, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; CIRINO, Marcelo Maia; POLETTO, Rodrigo de SouzaA presente pesquisa partiu de questionamentos acerca da formação de estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas, de como eles trabalham conceitos de Química na Educação Básica e principalmente, como a Química Verde pode contribuir significativamente como estratégia alternativa para a aprendizagem da Química. Dessa forma, analisou-se as possibilidades de ampliação deste conceito, contextualizando a aprendizagem da Química, como principal pressuposto teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa. Utilizou-se a pesquisa qualitativa de forma a compreender noções dos estudantes acerca do conceito da Química Verde. Na intervenção metodológica, os resultados da aplicação da Sequência Didática desenvolvida foram categorizados à luz da Análise Textual Discursiva, para trazer as evidencias da aplicação e organizar o conhecimento baseados nos mapas conceituais. O público alvo da pesquisa foi o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas de um centro universitário da cidade de Ourinhos. Assim, percebe-se que a proposta possibilitou aos participantes uma considerável organização das noções do conceito apresentado, por meio dos mapas conceituais, transcrições dos relatos e atividades práticas, evidenciando que a aprendizagem dos participantes tiveram relativa correlação com a literatura. Constatou-se ainda que, por meio da proposta, ocorreram indícios da aprendizagem significativa e ampliação no tocante ao mapeamento conceitual e a Química Verde nos estudantes envolvidos. Conclui-se assim, que a pesquisa cumpriu o seu papel, propiciando indícios de aprendizagem, com repercussão positiva dentro do campus promovendo uma emplementação de projeto integrador e discussões acerca do aprendizado em Química.
- ItemQuímica verde: uma proposta de sequência didática com atividades práticas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) NARDOTTO, Rafael dos Santos; BERNARDELLI, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577Não apresenta resumo.